
Uma amizade adormecida há mais de duas décadas foi reativada de forma emocionante e salvadora. Quando soube que um colega de escola vivia uma fase ruim, uma jovem não hesitou e fez de tudo para salvar a vida do amigo. Ela se voluntariou para um transplante de fígado e, adivinha: era compatível!
Steven Register, ex-jogador da liga americana de beisebol, recebeu um diagnóstico de câncer em estágio avançado e imediatamente ele começou a buscar um doador junto com a esposa. E foi quando ele reencontrou Kristin Johnston, mais de 20 anos depois.
Quando soube do que se passava com o amigo, ela se ofereceu para doar parte do próprio fígado para ele. O reencontro improvável se transformou em esperança para as duas famílias. A cirurgia já tem data marcada!
Diagnóstico devastador
A vida de Steven mudou completamente em abril de 2024. Aos 41 anos, ele foi diagnosticado com câncer de cólon em estágio IV. O tumor já havia se espalhado para o fígado, e os médicos foram claros: o tempo era curto e as opções de tratamento estavam se esgotando.
Ex-arremessador da Major League Baseball, Steven enfrentou tudo com coragem, realizando todas as cirurgias e quimioterapias, sempre ao lado da esposa, Beth. Quando os médicos sugeriram um transplante de fígado como última alternativa, o casal decidiu pedir ajuda.
Beth criou um grupo no Facebook para tentar encontrar um doador vivo compatível. Foi ali que a esperança surgiu, de um lugar inesperado.
Leia mais notícia boa:
- Homem que perdeu as mãos faz transplante duplo e recupera movimentos: ‘maior sonho’
- Mãe usa boneca para incentivar filha que fez transplante de fígado e ela adora; vídeo
- Homem que fez transplante de rosto se casa com enfermeira que cuidou dele; ‘confiança’
Reencontro que salvou uma vida
Kristin Johnston, professora de pré-escola e mãe de três filhos, viu a postagem por acaso. Ela e Steven haviam estudado juntos há mais de 20 anos, mas não mantinham contato desde então. Mesmo assim, algo dentro dela disse que precisava agir.
Ela fez exames e descobriu que os dois tinham o mesmo tipo sanguíneo: B positivo. Emocionada com a possibilidade de ajudar, ofereceu-se como doadora. “Foi totalmente inesperado”, disse Steven, sem esconder o espanto. “Não a vejo nem falo com ela há mais de duas décadas, e para ela aparecer desse jeito… era para ser.”
A generosidade de Kristin emocionou não só Steven, mas também amigos, familiares e até desconhecidos que passaram a acompanhar a história.
Nova chance
A cirurgia será feita em Rochester, Nova York, e deve durar entre 12 e 14 horas. Os médicos vão retirar cerca de 70% do fígado de Kristin, que será transplantado para Steven. O mais impressionante é que tanto o fígado dela quanto o dele vão se regenerar com o tempo.
As duas famílias já estão se preparando para essa etapa delicada. Será necessário ficar um bom tempo fora de casa, mas Steven está confiante e cheio de esperança.
“Quando tirarem todo o tumor e o câncer do meu fígado, estarei livre do câncer”, afirmou com emoção.
Colega de escola, Kristin não hesitou em ajudar a salvar a vida do amigo, diagnosticado com câncer. – Foto: arquivo pessoal
So Notícia Boa