Bonete, em Ilhabela, promove a Festa de Santa Verônica, uma das mais antigas no litoral paulista – Notícias das Praias


 

Começa nesta terça-feira, dia 1 de julho, na Praia do Bonete, em Ilhabela, a Festa de Santa Verônica, padroeira da comunidade localizada no extremo sul da ilha, cujo acesso é feito por trilha de cerca de 12 km pela Mata Atlântica  ou de barco, numa viagem que dura cerca de uma hora de duração a partir da praia do Perequê.  A Praia do Bonete abriga a maior comunidade caiçara de Ilhabela.

 

Praia do Bonete, em Ilhabela

A praia com cerca de 600 metros de extensão é habitada por uma tradicional comunidade caiçara, que preserva suas raízes culturais e modos de vida. No Bonete, existem pousadas, campings e restaurantes. O prestigiado jornal britânico The Guardian, classificou a praia do Bonete, em uma lista divulgada em 2015, como uma das dez praias mais bonitas do Brasil. A publicação tornou a praia mundialmente conhecida.  Desde então, o Bonete é um dos locais mais procurados na ilha por turistas do país e do exterior.

 

 

A festa, realizada a aproximadamente 190 anos, é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas do arquipélago e do Litoral Paulista. As atividades começam neste dia 1º de julho, a partir das 16h, com o levantamento do mastro, entrega da consertada e queima de fogos. A novena será realizada diariamente, às 18h nos dias 1, 2, 3, 6, 7, 8 e 9, e às 19h nos dias 4 e 5.

 

No dia 4, a quadra do Bonete recebe o público a partir das 17h, com quermesse, sorteios e show de Nico e Banda. Já no dia 5, data dedicada à padroeira, a programação religiosa começa às 11h30 com a missa na Capela Santa Verônica, presidida pelo padre Marcelo. Após a novena da noite, o tradicional leilão em frente à igreja e uma nova queima de fogos marcam o encerramento das atividades religiosas. Ainda no dia 5, a partir das 17h, a Banda Mandacaru se apresenta na quadra, com quermesse e sorteios para toda a comunidade.

 

Santa Verônica

 

Santa Verônica foi a mulher que teve um gesto misericordioso com Cristo durante seu caminho ao Monte Calvário ao enxugar seu rosto cheio de sangue e suor com um véu. Este véu, lenço ou pano é conhecido como “Santa Face” ou “Véu de Verônica” e é uma das relíquias mais importantes do cristianismo, pois é considerado como uma verdadeira imagem de Cristo.

 

Segundo a tradição, santa Verônica foi uma mulher piedosa que viveu em Jerusalém e que após a Paixão do Senhor se dirigiu para Roma levando consigo o véu, que posteriormente foi exposto para a veneração pública. Seu ato exemplar é recordado atualmente na sexta estação da Via Sacra.

 

Uma das várias tradições explica que santa Verônica chegou à Itália diante do imperador romano Tibério e o curou após fazê-lo tocar esta sagrada imagem. A partir disso, permaneceu a capital do império na mesma época que os apóstolos são Pedro e são Paulo. Ao morrer, deixou a imagem para o papa Clemente I.

 

Por ocasião do primeiro ano santo da história, em 1300, o Véu de Verônica se converteu em uma das “Mirabilia urbis” (maravilhas da cidade de Roma) para os peregrinos que visitaram a Basílica de São Pedro no Vaticano. Os rastros do Véu de Verônica se perderam nos anos sucessivos ao Ano Santo 1600, até que foi encontrado na Igreja da Santa Face de Manopello. Bento XVI foi o primeiro papa a visitá-lo em setembro de 2016.

 

 

Veja a programação completa:

Novena: de 1º a 9 de julho
Horário: às 18h nos dias 1, 2, 3, 6, 7, 8 e 9; às 19h nos dias 4 e 5

1º de julho (terça-feira)
Levantamento do Mastro, Queima de fogos e entrega da Consertada
Horário: a partir das 16h

04 de julho (sexta-feira)
Circuito Cultural – Quermesse, sorteios e shows
Show com Nico e Banda
Local: Quadra do Bonete
Horário: 17h

Show da Banda Stillus
Local: Quadra do Bonete
Horário: 19h

05 de julho (sábado)
Santa Missa celebrada pelo Padre Marcelo na Igreja
Local: Capela Santa Verônica
Horário: 11h30
*Após a novena, tradicional leilão na porta da igreja e queima de fogos

Circuito Cultural – Quermesse, sorteios e show com a Banda Mandacaru
Local: Quadra do Bonete
Horário: 17h



Notícias das Praias