Contorno Sul da Tamoios reduz tempo de deslocamento e fortalece a competitividade do Porto de São Sebastião – Notícias das Praias


 

Especialmente em feriados prolongados, o novo trecho desafoga o acesso ao Porto que funciona 24h todos os dias

 

 

Com o Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios em plena operação, o Porto de São Sebastião — vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo — passou a contar com um acesso rodoviário mais ágil, moderno e eficiente. O tempo médio de deslocamento entre Caraguatatuba e o terminal portuário caiu de 45 para cerca de 16 minutos, eliminando gargalos históricos e elevando a qualidade logística regional.

 

O trecho, com 22,7 quilômetros de extensão, conecta diretamente o sistema rodoviário ao porto por meio de seis túneis e 24 obras de arte especiais — incluindo pontes, viadutos e passarelas — que garantem fluidez, segurança e operação ininterrupta mesmo sob condições climáticas adversas.

 

 

A melhoria é estratégica para o funcionamento do Porto, que se consolida como alternativa logística importante para o Estado. A facilidade no escoamento de cargas, o acesso mais previsível para veículos pesados e a redução de congestionamentos em áreas urbanas trazem ganhos operacionais concretos para toda a cadeia logística.

 

Para Ernesto Sampaio, presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), o novo acesso representa uma transformação para a atividade portuária. “O Contorno Sul resolve um dos principais desafios do Porto de São Sebastião: o acesso eficiente. A nova via tira o fluxo pesado do centro urbano e garante que caminhões e cargas cheguem ao terminal com mais agilidade e previsibilidade. Isso tem impacto direto na produtividade das operações, na redução de custos logísticos e na confiança de quem movimenta cargas por aqui”, afirma.

 

Segundo ele, o investimento em infraestrutura viária impulsiona também o potencial de crescimento do porto. “Com um acesso estruturado e seguro, o Porto de São Sebastião amplia sua atratividade para novos negócios e projetos logísticos. Estamos vivendo uma nova fase, com ações de modernização como o Port Community System e, agora, com uma malha rodoviária compatível com o nível de excelência que buscamos entregar”, complementa.

 

 

 

Integração entre modais e segurança operacional

A obra do Contorno Sul também fortalece a integração entre os modais rodoviário e portuário, criando condições mais adequadas para a movimentação intermodal de cargas. Essa conexão é considerada essencial para garantir eficiência e competitividade nos processos logísticos do estado.

 

Além da infraestrutura física, o novo trecho conta com recursos de monitoramento e gestão de tráfego, como câmeras, painéis de mensagens variáveis, contadores veiculares, estações meteorológicas e sistema de Wi-Fi. Essas tecnologias aumentam a segurança viária e oferecem suporte à tomada de decisão em tempo real, tanto para operadores logísticos quanto para as autoridades públicas.

 

Investimento com impacto regional

As obras do Contorno Sul foram retomadas em 2023 e receberam investimento de R$ 3 bilhões desde 2021 já sob a administração da concessionária Tamoios, responsável pela rodovia. A obra gerou cerca de 2 mil empregos diretos durante sua construção. Mais do que um ganho para a mobilidade, a obra contribui com o desenvolvimento econômico regional e fortalece o papel do Porto de São Sebastião como vetor de crescimento no Litoral Norte.

 

Sobre o Porto

 

Administrado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o Porto de São Sebastião é uma delegação federal ao Governo do Estado de São Paulo, configurando-se como porto público.

Em 2024, o Porto de São Sebastião registrou um recorde na movimentação de cargas, atingindo 1,5 milhão de toneladas um aumento de 47% em relação ao ano anterior. Este volume representa o maior da história do porto.  O principal produto movimentado foi o açúcar a granel, com 498,5 mil toneladas

Os principais produtos importados são barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais. Para exportação, destacam-se açúcar, peças, máquinas e equipamentos, coque de petróleo, produtos siderúrgicos e cargas gerais.

O arrendamento do terminal está previsto para o segundo semestre de 2025, com investimentos de R$ 660 milhões, visando uma capacidade anual superior a 4,3 milhões de toneladas.



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