Capitão PM Érica Ramalho, comandante do 11º GB, recebe título de cidadã caraguatatubense – Notícias das Praias


 

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta quarta-feira (25/06), às 19h, uma sessão solene para entrega do Título de Cidadã Caraguatatubense à Capitão PM Érica Ramalho de Macedo, comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros do 11º GB. O título foi proposto pela vereadora Vera Lúcia de Morais(Solidariedade) e aprovado por unanimidade.

 

A Capitão PM Érica Ramalho de Macedo, de 37 anos, nasceu na capital paulista, mas morou a partir de 1997 em Caraguatatuba, no bairro Jardim Califórnia. Ela estudou na escola municipal Professor Avelar e no Colégio Módulo. É casada com Ernandes Alves de Siqueira Júnior.

 

Érica foi guarda vida temporária em Caraguatatuba em 2009. Ingressou como soldado temporário na Polícia Militar trabalhando em Taubaté e Caraguatatuba. Em 2011, ingressou na Academia Militar do Barro Branco. Formada, trabalhou em batalhões de São José dos Campos e Caraguatatuba.

 

Em 2015, fez o curso de oficiais dos bombeiros, em Franco da Rocha. Começou a trabalhar no segundo grupamento de bombeiros da capital paulista. Em 2018, atuou na Casa Militar. Em 2019 e 2020, comandou o GBMar em Caraguatatuba e São Sebastião. Em 2022, assumiu o comando do Corpo de Bombeiros em Caraguatatuba e desde agosto de 2024, é comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros do 11º GB, além de exercer a função de Coordenadora Regional Adjunta da Defesa Civil do Estado de São Paulo, com responsabilidade sobre todo o Litoral Norte.

 

 

Prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Sérgio Braz(Foto), representando o prefeito Mateus Silva; o Tenente-Coronel Gláucio Cafalchio, do 11º GB d Caraguatatuba; o Tenente Coronel Mendes, comandante do 20º BPMI, de Caraguatatuba; a Tenente Adrieli, comandante do Policiamento Rodoviário do Litoral Norte; o delegado de Caraguatatuba, Rodolfo Augusto; a secretária de Educação, Roseli Morilla, entre outras autoridades.

 

A vereadora Vera Morais, autora da homenagem, disse que,  a trajetória de  Érica é linda pois inspira coragem, dedicação  e amor por Caraguatatuba.  “É um orgulho, um prazer muito grande dedicar esse título de cidadã caraguatatubense para você, Capitão Érica”, finalizou.

 

“Todos perceberam minhas idas e vindas em minha carreira. Sempre quis, no entanto,  voltar para casa,  minha casa é Caraguatatuba. Nasci em São Paulo, mas posso ser considerada uma caiçara”, comentou. A capitão PM fez questão de agradecer a Vera Morais  e aos demais vereadores o titulo concedido.



Notícias das Praias