Elefante-marinho juvenil resgatado debilitado em praia paulista segue em tratamento – Notícias das Praias


 

O Instituto Gremar informou que um elefante-marinho juvenil (Mirounga leonina), resgatado no último dia 6 de junho, na cidade do Guarujá (SP), segue em tratamento e vem se recuperando bem. A espécie é originária de regiões subantárticas, raramente é vista nesse trecho do litoral brasileiro. Segundo a coordenadora de projetos do Instituto Gremar, Andrea Maranho, o aparecimento incomum pode estar ligado a alterações climáticas e mudanças nas correntes oceânicas.

 

O animal foi encontrado bastante debilitado. Trata-se de um mamífero jovem com cerca de 94 kg. Ele tinha lesões consideráveis na pele da lateral direita do corpo, próximo à nadadeira peitoral, que sugerem contato com o substrato do local de encalhe. Além disso, observou-se a presença de epibiontes do gênero Lepas (crustáceos filtradores), distribuídos em pouca quantidade pelo corpo.

 

 

Considerando seu quadro clínico e a necessidade de intervenção veterinária para tratamento da ferida, optou-se por encaminhar o animal até o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, em Guarujá (SP), para atendimento especializado.

 

 

O elefante-marinho segue em tratamento, já realizou uma bateria de exames que ainda estão sob avaliação da equipe, mas apresenta prognóstico favorável. Primeiramente foi alimentado com papa e soro, até que se pudesse avaliar seu quadro clínico com maior cuidado. No momento, encontra-se em recinto externo com tanque de água disponível e alimentando-se muito bem, com bastante interesse e apetite.

 

 

PMP-BS

 

 

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da @petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

 

 

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

 

 

É realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120. Para mais informações sobre o PMP-BS, consulte: http://www.comunicabaciadesantos.com.br | @mineralengenharia



Notícias das Praias