Impeachment no Conselho não afastará Augusto Melo definitivamente da presidência do Corinthians
Dias após ter sido indiciado pela Polícia Civil por furto qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro no “caso Vai de Bet”, o presidente do Corinthians, Augusto Melo, pode ser afastado do cargo. Na segunda-feira (26), o Conselho Deliberativo do clube votará o impeachment do mandatário.
Ao todo, 300 conselheiros do Corinthians estão aptos a votar no processo de impeachment. Caso haja maioria simples entre aqueles que são favoráveis, Augusto Melo será imediatamente afastado da presidência.
O afastamento, no entanto, não é definitivo. Logo após a votação, o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, precisará convocar um novo pleito sobre o impeachment, mas desta vez com os associados do Corinthians.
Caso a maioria dos associados também vote pelo impeachment, Augusto Melo seria afastado de forma definitiva.
Durante o intervalo entre a votação dos conselheiros e dos associados, quem assumiria a presidência é Osmar Stábile, primeiro vice-presidente do Corinthians.
Vale destacar que se houver, na votação do Conselho Deliberativo, maioria contrária ao impeachment, Augusto Melo permanecerá como presidente do clube, não havendo a necessidade de mais nenhum pleito sobre o tema.
Augusto Melo indiciado
A pressão sobre o presidente do Corinthians aumentou ainda mais na última quinta-feira (22), após a Polícia Civil de São Paulo concluir o inquérito do “caso Vai de Bet” e indiciar o dirigente pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro.
Outros três nomes também foram indiciados: o ex-superintendente de marketing Sérgio Moura, o ex-diretor administrativo Marcelo Mariano e Alex Fernando André, conhecido como Alex Cassundé, que aparece no contrato do Corinthians com a Vai de Bet como intermediador do acordo.
Agora, o próximo passo cabe ao Ministério Público, que avaliará se apresenta ou não uma denúncia formal à Justiça. O caso está sob responsabilidade do promotor Juliano Atoji, que acompanhou a investigação de perto e deve seguir com a acusação. Se a denúncia for aceita por um juiz, os quatro indiciados se tornarão réus em um processo criminal.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.
Portal IG