Neymar volta, mas não evita queda do Santos na Copa do Brasil
É zebra na Copa do Brasil! Em jogo marcado pelo retorno de Neymar, o CRB derrotou o Santos nos pênaltis nesta quinta-feira (22), e avançou às oitavas de final da competição.
No tempo normal da partida disputada no Estádio Rei Pelé, em Maceió, as equipes empataram 0 a 0. Com isso, o confronto precisou ser decidido nas penalidades máximas, e o CRB levou a melhor, por 5 a 4.
O confronto disputado na capital alagoana encerrou a terceira fase da edição de 2025 da Copa do Brasil. Além do Galo da Praia, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético Mineiro, Athletico Paranaense, Fluminense, Bahia, Internacional, Vasco da Gama, Cruzeiro, CSA, Retrô, Botafogo e Bragantino avançaram.
O adversário do CRB será definido por meio de um sorteio, com um pote único. O evento ainda não teve sua data divulgada pela CBF.
CRB x Santos
1º tempo
Após um resultado ruim obtido no jogo de ida na Vila Belmiro, Cleber Xavier colocou o Santos para pressionar o CRB no início do primeiro tempo.
A estratégia escolhida pelo treinador deu certo, e fez com que o Alvinegro Praiano dominasse o jogo nos primeiros minutos, mantendo a bola no campo adversário, mas não conseguindo abrir o placar.
Depois de certo tempo, o Peixe não conseguiu manter a pressão forte, e cedeu alguns contra-ataques para a equipe alagoana, que exigiu intervenções de Gabriel Brazão.
A principal defesa do goleiro santista veio no final da primeira etapa. quando ele evitou que Danielzinho inaugurasse o marcador. O meia recebeu de Breno Herculano após um pivô do centroavante, mas não conseguiu superar o arqueiro.
2º tempo
O CRB voltou melhor do intervalo, conseguindo manter a posse no campo do Santos e criando diversas oportunidades claras para construir uma vantagem no confronto.
Como resultado disso, Gabriel Brazão voltou a brilhar logo nos primeiros minutos da segunda etapa. Aos 10 minutos, o jovem goleiro foi buscar uma bomba de fora da área de Higor Meritão.
O domínio do CRB desapareceu no segundo em que Neymar colocou seus pés no gramado do Rei Pelé. Em seu primeiro toque da bola, deixou Souza sozinho na cara do goleiro, e viu o companheiro desperdiçar a chance. Na sequência, um cruzamento do craque quase gerou o gol de cabeça de Thaciano.
Perto do apito final, o time alagoano respondeu as diversas chances criadas pelo jogador. Vinicius avançou em direção à linha de fundo, e cruza para Mikael, que sem goleiro, chutou para fora, desperdiçando uma chance inacreditável.
Pênaltis
CRB 1 x 0 Santos – Higor Meritão converteu
CRB 1 x 1 Santos – Neymar converteu
CRB 1 x 1 Santos – Fernando Henrique desperdiçou (defesa de Brazão)
CRB 1 x 1 Santos – Guilherme desperdiçou (para fora)
CRB 2 x 1 Santos – Matheus Ribeiro converteu
CRB 2 x 2 Santos – Rincón converteu
CRB 3 x 2 Santos – Segovia converteu
CRB 3 x 3 Santos – Tiquinho Soares converteu
CRB 4 x 3 Santos – Henri converteu
CRB 4 x 4 Santos – Gabriel Bontempo converteu
CRB 5 x 4 Santos – Weverton converteu
CRB 5 x 4 Santos – Zé Ivaldo desperdiçou
Atuação de Neymar
Neymar aquecendo antes do duelo entre CRB e Santos
Opção para o técnico Cleber Xavier pela primeira vez desde sua oficialização no comando técnico alvinegro, Neymar iniciou a partida no banco, e entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo, com o placar zerado. O jogador substituiu o argentino Benjamín Rollheiser.
Vaiado pelo estádio inteiro, o craque mostrou sua qualidade técnica nos primeiros gestos com a bola, criando duas oportunidades claras em menos de um minuto em campo: um passe que deixou Souza livre, na cara do gol, e um cruzamento na medida, para Thaciano.
Apesar do físico estar longe do ideal, Neymar continuou muito participativo no setor de criação, buscando tabelas e dando passes de letra para seus companheiros.
A situação do corpo ficou evidente aos 30 minutos, quando o craque não conseguiu alcançar um passe em profundidade de Guilherme, que o deixaria na cara do gol.
Já nos momentos finais, Neymar recebeu na entrada da área, balançou na frente do marcador, e bateu no cantinho, exigindo uma defesa sensacional de Matheus Albino. Foi a última participação do jogador no tempo normal.
Na disputa de pênaltis, Neymar assumiu a responsabilidade do primeiro pênalti. Do jeito tradicional, o atleta esperou o goleiro adversário se movimentar, o que não aconteceu, e permitiu ao astro escolher o canto esquerdo e marcar.
Próximas partidas
O Santos volta a campo no próximo domingo (25), às 18h30, quando vai à Salvador para enfrentar o Vitória, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No dia seguinte, às 20h, o CRB visita o Botafogo-SP no interior paulista, em seu nono compromisso na edição de 2025 da Série B.
Os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil devem acontecer somente após a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, entre a última semana de julho e a primeira semana de agosto.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.
Portal IG