“A Praça é do povo”


Shows e diversidade lotam a Praça dos Três Poderes em evento inédito e gratuito: “A Praça é do povo”
Redação GPS

Shows e diversidade lotam a Praça dos Três Poderes em evento inédito e gratuito: “A Praça é do povo”

Em celebração ao Dia Mundial da Diversidade Cultural, artistas de renome nacional como Maria Gadú, Ana Castela, Diogo Nogueira, Bell Marques e Frejat se apresentaram gratuitamente, na nesta quarta-feira (21), para milhares de pessoas na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O evento, inédito em proporção e significado, também contou com palestras, exposições, oficinas e atividades de inclusão.

A programação foi uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF), que contou com atividades e atrações durante todo o dia, finalizando com a sequência de apresentações dos cantores no centro das decisões da capital.

O secretário de Cultura, Claudio Abrantes, destacou o caráter simbólico da iniciativa e o ineditismo da ocupação.

Embora seja uma data criada pela Unesco há muito tempo, é a primeira vez que a gente vê uma capital se apropriar dessa data, de fazer um grande evento para celebrar diversidade cultural. E eu acho muito oportuno porque não há cidade no Brasil mais diversa do que Brasília ”, afirmou.

Para Abrantes, o evento foi mais do que uma celebração: foi uma retomada simbólica de um espaço marcado por conflitos. “ Talvez vocês da imprensa possam buscar esse registro, de uma ocupação tão grande na Praça dos Três Poderes com um evento cultural. Isso é inovador, é diferente. E, acima de tudo, é muito importante para nós, brasileiros, porque resgatamos um espaço que, nos últimos tempos, poderia ter sido associado a ódio, a raiva. Hoje, temos certeza de que a Praça dos Três Poderes vai virar sinônimo de alegria, diversidade e segurança. Mais do que nunca, a Praça dos Três Poderes é do povo, do povo de Brasília e do povo do Brasil”, finalizou Abrantes.

Secretário Claudio Abrantes | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

A ressignificação da praça como um espaço de convivência e cultura também foi destacada pelo deputado distrital Fábio Felix (PSol), presente no evento.

Um show na Praça dos Três Poderes… faz muitos anos que a gente não via, por causa da polarização política. E no Dia Internacional da Diversidade Cultural, é muito importante a gente começar a ocupar a Praça dos Três Poderes, que tem que ser um espaço também da cultura, não um espaço da destruição. Então, acho que isso é muito importante. É uma praça da cidade e que tem que ser valorizada. Eu estou feliz de estar aqui hoje ”, afirmou.

O secretário reforçou ainda a importância do investimento público no fomento cultural. “ É um investimento. O que aplicamos aqui retorna para os cofres do GDF em forma de movimentação da economia local, hotelaria, estrutura, empregos diretos e indiretos, publicidade. Brasília, cada vez mais, se consolida como grande centro de eventos do país ”, pontuou.

Com participação da Secretaria de Relações Internacionais e da Casa Civil do DF, o evento também contou com apoio de diversas embaixadas, que trouxeram apresentações típicas de seus países.

“O que vimos aqui hoje foi a convivência pacífica de culturas, com a praça lotada e vibrando com essa grande festa”, comentou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.

Além dos shows musicais, o público pôde acompanhar uma série de atividades ao longo do dia, como oficinas, rodas de conversa, mediações artísticas e palestras. Uma das atrações foi o presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé, que falou no Salão de Exposição Cultural. O evento ainda ofereceu espaço para o Boi de Seu Teodoro, batalhas de rimas, exposições de artesanato local e opções gastronômicas variadas.

O acesso ao evento foi controlado por meio da plataforma Sympla, com ingressos limitados a um por CPF, garantindo segurança e conforto ao público. A Polícia Militar do DF e equipes de segurança privada atuaram na revista, e o local também contou com área reservada para pessoas com deficiência (PCDs).

The post Shows e diversidade lotam a Praça dos Três Poderes em evento inédito e gratuito: “A Praça é do povo” first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.



IG Último Segundo