Verstappen vence GP em Ímola – 19/05/2025 – Esporte


O piloto holandês da Red Bull, Max Verstappen, venceu o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Emilia-Romagna, neste domingo (18), à frente dos pilotos da McLaren, o britânico Lando Norris e o australiano Oscar Piastri, que mantém a liderança no campeonato.

O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) concluiu a corrida em 18º.

Largando na primeira fila ao lado do dono da pole Piastri, Verstappen pisou fundo e ultrapassou o australiano logo na segunda curva, que foi pego de surpresa e não conseguiu se defender a tempo.

“A largada não foi particularmente boa, mas eu estava por fora e disse a mim mesmo que ia tentar [a ultrapassagem]… Deu certo”, explicou o atual campeão.

Verstappen não perdeu mais o primeiro lugar nas 63 voltas da lendária pista de Ímola, a apenas uma hora da sede da Ferrari em Maranello, onde venceu ininterruptamente desde 2021.

A vitória deste domingo foi a 65ª de Verstappen na Fórmula 1 e a 124ª da Red Bull, em um fim de semana em que a equipe austríaca comemorou seu 400º Grande Prêmio, na presença de diversas celebridades, como o ex-jogador brasileiro Ronaldo Nazário e a lenda do motociclismo Valentino Rossi.

Piastri também foi prejudicado pelo “safety car”, já que Norris foi o primeiro a entrar para trocar os pneus e o australiano não conseguiu fazê-lo.

Com a corrida reiniciada, Norris ultrapassou seu companheiro de equipe e terminou em segundo. “Foi uma corrida longa, não foi fácil ultrapassar e fizemos tudo o que podíamos”, resumiu o atual vice-campeão mundial.

Norris supera Piastri

O britânico Lewis Hamilton, que largou em 12º no grid, terminou em quarto em sua primeira corrida pela Ferrari na Itália. Seu companheiro de equipe, o monegasco Charles Leclerc, fechou a prova em sexto.

Entre esses dois pilotos da “scuderia” veio a Williams do tailandês Alexander Albon, que repetiu o 5º lugar alcançado no grande prêmio anterior, o de Miami.

O espanhol Carlos Sainz ficou em oitavo, confirmando o progresso da Williams.

“Estou feliz com o nível que estou mostrando na Williams. Fui muito rápido nesta corrida, tanto na classificação quanto na corrida”, comentou o madrilenho.

Seu compatriota Fernando Alonso (Aston Martin) concluiu a prova em 11º, fora da zona de pontuação, e com um gosto amargo depois de ter largado em 5º lugar no grid.

Colapinto em 18º

Já o argentino Franco Colapinto, em sua estreia na Alpine, terminou em 16º lugar, a mesma posição de onde largou após ter sido penalizado por um acidente na sessão classificatória.

“O objetivo era concluir hoje. Foi difícil marcar pontos largando de onde começamos, mas fizemos tudo o que podíamos”, declarou o argentino após a corrida.

“Acho que, no geral, hoje foi um dia positivo, com boa gestão e estratégia, mesmo que a corrida tenha sido um pouco adversa”, acrescentou.

Na classificação do Mundial de Pilotos, Piastri mantém a liderança com 146 pontos, 13 a mais que Norris e 22 à frente de Verstappen, o único piloto que parece capaz de desafiar a McLaren nesta temporada.

O britânico George Russell, o primeiro entre os “mortais” com sua Mercedes, está em 4º lugar no Mundial com 99 pontos após terminar em sétimo em Ímola.

Resultado do Grande Prêmio da Emilia-Romagna, no circuito de Imola

  1. Max Verstappen (HOL/Red Bull) em 1h 31:33.199
  2. Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes) a 6.109
  3. Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes) 12.956
  4. Lewis Hamilton (GBR/Ferrari) 14.356
  5. Alexander Albon (THA/Williams-Mercedes) 17.945
  6. Charles Leclerc (MON/Ferrari) 20.774
  7. George Russell (GBR/Mercedes) 22.034
  8. Carlos Sainz Jr (ESP/Williams-Mercedes) 22.898
  9. Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls-Red Bull) 23.586
  10. Yuki Tsunoda (JPN/Red Bull) 26.446
  11. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes) 27.250
  12. Nico Hülkenberg (GER/Sauber-Ferrari) 30.296
  13. Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault) 31.424
  14. Liam Lawson (NZL/Racing Bulls-Red Bull) 32.511
  15. Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes) 32.993
  16. Franco Colapinto (ARG/Alpine-Renault) 33.411
  17. Oliver Bearman (GBR/Haas-Ferrari) 33.808
  18. Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber-Ferrari) 38.572

Abandonos:

  • Estéban Ocon (FRA/Haas): 28ª volta
  • Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes-AMG): 45ª volta



Folha de S.Paulo