Com ‘lei do ex’, Corinthians bate Santos e afunda rival no Z4


Com
Raul Baretta / Santos

Com “lei do ex”, Corinthians bate Santos e afunda rival no Z4

No reencontro de Dorival Júnior com o Santos, time que mais comandou na carreira, o Corinthians derrotou o Peixe por 1 a 0 neste domingo (18), na Neo Química Arena, em partida válida pela nona rodada da edição de 2025 do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Corinthians chegou a marca de 13 pontos conquistados, e assumiu, de maneira temporária, a oitava posição na tabela do torneio.

Já o Santos chegou ao seu quinto jogo consecutivo sem vencer no Brasileirão, e ficou estacionado na vice-lanterna da competição. O Alvinegro Praiano tem cinco pontos somados.

Assim como Dorival, Cléber Xavier também revisitou uma equipe importante de sua carreira. Como auxiliar técnico de Tite, o profissional conquistou diversos títulos importantes pelo Corinthians, como a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2012.

O jogo deste domingo também foi marcado por mais um exemplo da “lei do ex” no futebol brasileiro. Herói da vitória corintiana, Yuri Alberto foi revelado pelo Santos, e atuou no clube até 2020, quando foi para o Internacional.

Corinthians x Santos

1º tempo
O primeiro tempo entre os rivais na Neo Química Arena teve tudo que um clássico costuma ter: discussões, entradas fortes e muita tensão entre os jogadores.

Assim como nas últimas partidas, Dorival Júnior apostou em um 4-1-4-1 para o duelo, mas  foi muito criticado pela torcida nas redes sociais por utilizar o peruano André Carrillo na ponta direita.

O sistema implementado pelo técnico fez com que o Timão não conseguisse avançar com a posse de bola, trocando muitos passes entre os defensores.

Ambas as equipes não criaram muito, mas cada uma teve uma oportunidade clara para abrir o placar.

Aos 20 minutos, Rollheiser aproveitou uma afastada ruim da zaga do Corinthians, dominou e cruzou para a área. Zé Ivaldo, livre, interceptou o passe, mas mandou para fora.

Principal destaque do clube dos mandantes na primeira etapa, Coronado conseguiu uma boa arrancada, mas foi parado com falta na entrada da área. O próprio meia assumiu a responsabilidade da cobrança, superou a barreira, mas parou em uma boa defesa de Brazão.

2º tempo
As equipes voltaram do intervalo com a mesma escalação, e o segundo tempo seguiu com a mesma história da primeira etapa, sem muitas emoções.

No entanto, o jogo mudou completamente aos 21 minutos, quando Yuri Alberto abriu o marcador. O atacante recebeu um cruzamento na medida de Martínez, e cabeceou forte para o gol. Brazão chegou a defender, mas depois da linha, e não conseguiu evitar a desvantagem.

A missão do Santos ficou ainda mais complicada aos 35 minutos, quando Raphael Claus expulsou o Escobar. O lateral do Peixe foi empurrado por Martínez, e após um bate-boca, recebeu seu segundo cartão amarelo da partida. O meio-campista venezuelano também foi advertido.

Pouco tempo depois, o Corinthians aproveitou a superioridade e, em contra-ataque, estufou as redes mais uma vez, novamente com Yuri Alberto. O centroavante recebeu um grande passe de Félix Torres, e na cara de Brazão, cavou, estufando as redes. No entanto, após revisão do VAR, Raphael Claus anulou o gol, por falta do zagueiro equatoriano no início da jogada.

Próximas partidas

Ambas as equipes jogam a vida na Copa do Brasil no meio de semana. Na próxima quarta-feira (22), às 21h30, o Corinthians recebe o Novorizontino na Neo Química Arena, e  defende uma vantagem de 1 a 0. Já na quinta-feira (22), no mesmo horário, o Santos encara o CRB em Alagoas. No primeiro jogo,  os times empataram em 1 a 1.

Os clubes voltam a campo pelo Brasileirão no próximo final de semana. No sábado (24), às 21h, o Timão vai à Minas Gerais para enfrentar o Atlético-MG. O Peixe joga no domingo (25), às 18h30, contra o Vitória, em Salvador.

Entre em  nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.



Portal IG