Sarney toma posse e diz que convocará eleições com urgência


Fernando Sarney toma posse na CBF e diz que convocará eleições com urgência
Reprodução

Fernando Sarney toma posse na CBF e diz que convocará eleições com urgência

Após Ednaldo Rodrigues ser destituído do cargo de presidente da CBF  por determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o vice-presidente da entidade, Fernando Sarney, tomou posse nesta quinta-feira (15), e emitiu uma nota oficial por meio do site da Confederação.

No comunicado, Sarney afirma que irá “convocar em caráter de urgência novas eleições para os cargos diretivos da CBF”.

Leia a nota na íntegra:

“Na data de hoje (15/05/2025), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – TJRJ proferiu decisão na Ação Civil Pública n. 0186960-66.2017.8.19.0001, que determinou o afastamento imediato do Sr. Ednaldo Rodrigues do cargo de Presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF

Considerando que a referida decisão me atribuiu, na condição de Vice-Presidente mais antigo da CBF, a responsabilidade de convocar em caráter de urgência novas eleições para os cargos diretivos da CBF, informou que já assinei o termo de posse e que a nova eleição para o cargo de Presidente da CBF – Quadriênio 2025-2029 será convocada o mais rápido possível

As datas, os procedimentos e demais informações do processo eleitoral serão divulgados com a máxima brevidade.

Por oportuno, informo que serão adotadas as medidas administrativas e estatutárias necessárias ao irrestrito cumprimento da referida decisão, preservando-se todas as atividades desportivas e contratos vigentes”.

Afastamento de Ednaldo

Por determinação do desembargador Gabriel Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o presidente da CBF foi afastado do cargo nesta quinta-feira (15).

Além de Ednaldo Rodrigues, os demais componentes da diretoria da entidade também foram afastados.

A reportagem do  iG Esporte  teve acesso à decisão do TJ-RJ que afastou Ednaldo. No documento, o desembargador escreveu:

“Pelo exposto, determino: 1- o afastamento da atual diretoria da CBF; 2- que o Vice-Presidente da CBF, Fernando José Sarney, realize a eleição para os cargos diretivos da CBF, na qualidade de interventor, o mais rápido possível, obedecendo-se os prazos estatutários, ficando a seu cargo, até a posse da diretoria eleita, os poderes inerentes à administração da instituição, dispostos no art.7º do Estatuto da Entidade”.

O afastamento de Ednaldo se dá com base em uma denúncia de que houve falsificação da assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente da CBF, no documento que possibilitou manter Ednaldo Rodrigues na presidência da entidade. Tal documento foi homologado pelo STF (Superior Tribunal Federal) no início deste ano.

Entre em nossa página  e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.



Portal IG