Barça conquista espanhol com duas rodadas de antecedência – 15/05/2025 – Esporte


O Barcelona conquistou nesta quinta-feira (15) o título do Campeonato Espanhol pela 28ª vez em sua história, ao vencer o Espanyol por 2 a 0, no estádio Cornellà-El Prat. Os gols foram marcados por Lamine Yamal e Fermín.

Faltando duas rodadas para o fim da competição, o time catalão abriu sete pontos de vantagem sobre o vice-líder Real Madrid (85 a 78), garantindo matematicamente o título.

A equipe comandada pelo técnico alemão Hansi Flick deu um passo decisivo rumo à conquista no último domingo, ao derrotar seu maior rival por 4 a 3.

Este é o primeiro título espanhol do Barcelona sob o comando de Flick, sucedendo à conquista da temporada 2022–2023, quando o time era treinado por Xavi Hernández. Mas, desta vez, o cenário foi bem diferente.

Com poucas contratações, Flick soube aproveitar ao máximo o faro de gol do polonês Robert Lewandowski e resgatou o bom futebol do brasileiro Raphinha, que chegou a manifestar o desejo de deixar o clube no início da temporada.

Acima de tudo, porém, o técnico explorou o talento do jovem Lamine Yamal. Aos 17 anos, o atacante já figura entre os nomes mais promissores do futebol mundial e foi peça-chave na reconquista da confiança da torcida.

O Barça, que entrou em crise após a saída de Lionel Messi em 2021 e enfrenta sérios problemas financeiros que dificultam novas contratações, iniciou a campanha de maneira brilhante. Assumiu rapidamente a liderança e, em outubro de 2024, ganhou ainda mais moral ao aplicar um 4 a 0 no Real Madrid no primeiro dos quatro clássicos da temporada.

Entretanto, uma sequência de resultados ruins em novembro —mês que Flick classificou como “merda” — e dezembro fez o time perder a ponta para o Atlético de Madrid, que venceu o confronto direto no fim do ano.

A derrota serviu como ponto de virada. Em janeiro, o Barcelona conquistou a Supercopa da Espanha com uma vitória convincente por 5 a 2 sobre o Real Madrid, no segundo clássico da temporada. Pouco depois, retomou a liderança do Campeonato Espanhol de forma definitiva.

Com moral elevada, o clube ainda conquistou a Copa do Rei em abril, ao vencer novamente o Real Madrid, desta vez por 3 a 2 na prorrogação.

Apesar da dobradinha nas competições nacionais, a temporada teve um sabor amargo para os catalães, que foram eliminados na semifinal da Liga dos Campeões. Em um confronto eletrizante contra a Inter de Milão, o time acabou superado por um placar agregado de 7 a 6.



Folha de S.Paulo