Moradores denunciam escorpiões em bairro de São Paulo


Prefeitura de São Paulo informou que irá mandar uma equipe para verificar as denúncias
Reprodução Unsplash

Prefeitura de São Paulo informou que irá mandar uma equipe para verificar as denúncias

Uma postagem nas redes sociais denunciou o aparecimento de escorpiões na rua Palestra Itália, no bairro da Vila Pompeia, em São Paulo.

De acordo com a página perdizes_digital, há vários relatos da presença de escorpiões nas casas e também em andares mais altos de condomínios.

Em nota ao Portal iG, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), informou que uma equipe da vigilância irá até o endereço mencionado para verificar a situação e tomar as providências necessárias.

Como se proteger dos escorpiões

Segundo a prefeitura de São Paulo, 191 pessoas tiveram acidentes com escorpiões na capital do estado em 2025.

Para combater complicações de acidentes com o animal, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Covisa, conta com um programa de controle para orientação de medidas preventivas, averiguação e busca ativa de locais com ocorrências, desenvolvendo ações de vigilância e monitoramento.

Os agentes realizam vistorias em imóveis e locais com registros de aparecimento, como terrenos, bueiros e outros. Na vistoria é feita a pesquisa e captura e são dadas orientações gerais sobre medidas preventivas para evitar que esses aracnídeos adentrem os imóveis, além de orientações para evitar acidentes. 

Ao iG, a prefeitura ainda informou algumas medidas preventivas para ajudar a evitar a presença e proliferação de escorpiões:

– Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso;

– Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa;

– Vedar frestas nos muros, paredes e pisos;

-Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;

– Não acumular entulho ou materiais de construção;

– Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos;

– Manter o ambiente limpo e organizado; acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos;

Para evitar acidentes:

– Examinar roupas e calçados antes de usá-los;

– Manter cama, sofás, berços afastados da parede;

– Manter lençóis, cobertores, cortinas sem contato diretamente com o chão;

– Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões.

Em caso de picada de escorpião

A prefeitura ainda destaca que em caso de ocorrências com animais peçonhentos, é necessário realizar alguns procedimentos imediatos que auxiliarão quanto ao tratamento adequado.

Deve-se limpar o local da picada com água e sabão e não aplicar nenhum tipo de produto. Além disso, deve-se procurar o atendimento em uma das unidades de pronto atendimento da rede ou atendimento especializado nas Unidades de Referência do município, por meio do link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/index.php?p=268217 

O munícipe que encontrar um escorpião em sua casa pode abrir uma solicitação por meio do SP 156: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br



IG Último Segundo