O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil
O Ministério da Educação( MEC) confirmou, na sexta-feira (9), o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. As inscrições estarão abertas entre os dias 26 de maio e 6 de junho, com a aplicação das provas marcada para 9 e 16 de novembro, dois domingos seguidos. Os detalhes foram divulgados pelo ministro Camilo Santana, em postagem nas redes sociais.
A aplicação das provas deve seguir o formato tradicional dos últimos anos. No primeiro domingo, os candidatos responderão a 45 questões de linguagens, sendo 40 de língua portuguesa e cinco de língua estrangeira, entre inglês ou espanhol, além de 45 questões de ciências humanas e redação.
No segundo dia, a prova será composta por 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza.
Nos dois dias de prova, a previsão é que os portões sejam abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, com o início das provas às 13h30. O encerramento será às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.
Para se inscrever
Quem quiser se inscrever deve, antes, criar uma conta no portal Gov.br, já que o acesso à página do participante exige login com CPF e senha vinculados ao sistema do governo federal. O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição foi encerrado em 2 de maio, então, quem não pediu o benefício, deverá pagar para realizar a prova. A mesma data foi o limite para quem faltou ao Enem 2024 justificar a ausência e tentar novamente a gratuidade.
O resultado desses pedidos será divulgado no próximo domingo, 12 de maio. Quem tiver a solicitação negada poderá apresentar recurso entre os dias 12 e 16, com resposta final prevista para 22 de maio. Mesmo os isentos precisarão se inscrever normalmente para o Enem 2025, dentro do prazo oficial informado.
Edital
A publicação do edital completo, com as regras do exame, deve ocorrer nos próximos dias. Nele, serão oficializados pontos como o valor da taxa de inscrição — que em 2024 foi de R$ 85 —, as normas para quem deseja atendimento especializado, o uso do nome social e as orientações para os chamados treineiros, que são as pessoas que realizam a prova antes da conclusão do ensino médio, apenas como forma de treino.
“Gente, vai sair daqui alguns dias o edital para o Enem 2025. Então, você que está no terceiro ano do ensino médio, que vai concluir ou que já concluiu o ensino médio e quer ir para a universidade, não perca essa oportunidade”, anunciou o ministro Camilo Santana, em publicação no Instagram.
O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. A nota do exame é usada para acesso a programas como o Sisu, para obter bolsas parciais ou integrais em faculdades privadas pelo Prouni, ou ainda financiar os estudos com o Fies. Além disso, muitas instituições particulares utilizam o desempenho no Enem como critério para descontos ou acesso direto, sem necessidade de vestibular.
O exame também tem reconhecimento internacional. Universidades em países como Portugal, Inglaterra e Canadá aceitam a nota em seus processos seletivos, o que amplia ainda mais as possibilidades de quem deseja estudar fora do Brasil.
Em mensagem aos estudantes, o ministro reforçou a importância da prova. “Tanto você que está no terceiro ano, vai concluir ou já concluiu o ensino médio, não perca essa oportunidade”, disse Santana. “Viva o Enem e viva a educação”, concluiu.
Datas diferentes em Belém
As datas anunciadas pelo MEC coincidem com a realização da 30ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém, no Pará. Por isso, o governo paraense anunciou que a aplicação do Enem 2025 ocorrerá em período diferentes para os estudantes do estado.
Em comunicado publicado após a divulgação das datas de aplicação da prova em todo o país, o governo do Pará disse que está discutindo com o governo federal a definição de outra data, fora do calendário informado pelo ministro Camilo Santana.
“Considerando o calendário estadual de aulas durante o período da COP3O, temos mantido discussões com o Governo Federal para definir uma data especial fora do calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba”, afirmou o governo paraense.
De acordo com a nota, a nova data para os estudantes de Belém, Ananindeua e Marituba será divulgada em breve pelo governo federal. “O governo do Pará reafirma seu compromisso com a educação e com os estudantes paraenses, trabalhando para garantir o melhor cenário possível para a realização do exame”, acrescentou.
IG Último Segundo