Oliver Oakes deixou a Alpine
O britânico Oliver Oakes renunciou ao cargo de chefe de equipe da Alpine após apenas seis corridas da Fórmula 1 em 2025. A escuderia francesa comunicou a decisão por meio de uma nota oficial, divulgada à imprensa nesta terça-feira (06).
Agora, o italiano Flavio Briatore, conselheiro da Alpine, cumprirá também as funções deixadas por Oakes.
“A equipe BWT Alpine de Fórmula 1 anuncia que Oliver Oakes renunciou ao cargo de chefe de equipe. A equipe aceitou seu pedido de demissão com efeito imediato. A partir de hoje, Flavio Briatore continuará como Conselheiro Executivo e também ocupará o cargo anteriormente ocupado por Oliver Oakes.
A equipe gostaria de agradecer a Oliver por seus esforços desde que ele entrou no verão (europeu) passado e por sua contribuição para ajudar a equipe a garantir o sexto lugar no Campeonato de Construtores de 2024. A equipe não fará mais comentários” , declarou a escuderia.
A mudança na direção da equipe acontece em meio à possível troca de pilotos titulares: Jack Doohan por Franco Colapinto, prevista para o GP da Emilia-Romagna, próxima etapa da F1.
A corrida acontecerá entre os dias 16 e 18 de maio, e será a primeira da atual temporada na Europa.
Figura polêmica
Flavio Briatore, que assumirá as funções que antes eram feitas por Oliver Oakes, é conhecido na Fórmula 1 por algumas polêmicas, entre elas o escândalo do “Singapuragate”, ocorrido em 2008.
Na época, Briatore liderava a equipe da Renault, e teria dado ordens para que Nelsinho Piquet batesse de propósito, gerando a entrada do safety car na pista do GP de Singapura e beneficiando Fernando Alonso, que saiu vencedor da corrida na ocasião.
O conselheiro e agora chefe da Alpine chegou a ser julgado no ano seguinte, e banido de maneira permanente do esporte.
Porém, tempo depois, o Tribunal de Grandes Instâncias de Paris, na França, decretou como ilegal a punição dada pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA) a Briatore.
Acesse nossa página e confira as principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.
Portal IG