Marco Aurélio, chefe de gabinete do presidente Lula, nasceu e tem família em Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista. Foto: Reprodução Redes Sociais.
Por Salim Burihan
O caraguatatubense Marco Aurélio Santana Ribeiro, cientista político, de 39 anos, conhecido como Marcola, ganhou destaque em matéria publicada ontem, sexta-feira, dia 2, pela revista IstoÉ. Marcola é chefe de gabinete do presidente Lula, em Brasília.
A revista, em matéria de autoria do jornalista Gilberto Nascimento, tem como título “Discreto e reservado, saiba quem é o homem que cuida da agenda de Lula”. Nascimento destaca que Marcola não dá entrevistas, raramente vai a eventos e tem o perfil ideal para garantir a privacidade de seu assessorado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nascimento destaca ainda que há nove anos Marcola é o homem que cuida da agenda de Lula. Segundo o jornalista, Marcola teria ficado muito mais próximo do presidente no período da prisão na Polícia Federal em Curitiba, entre 2017 e 2019. Nascimento contou ainda que o presidente não usa telefone celular, mas o de seu chefe de gabinete, porém, não para de tocar. “Todo o mundo o procura, sempre tentando chegar ao chefe. É quase impossível falar com o presidente sem passar por ele”, destacou Nascimento.
Histórico político
O jornalista da IstoÉ, contou que Marcola nasceu em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Que ele é formado em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), onde também fez o mestrado. E que, Marcola, sempre foi muito politizado, muito discreto e “extremamente atencioso, nunca deixa a outra pessoa sem resposta”, conforme declarações de amigos, entre eles, Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário.
O jornalista contou sobre a atuação política de Marcola, informando que ele trabalhou na administração do ex-prefeito de São Carlos (SP) Newton Lima, entre 2012 e 2013. No ano seguinte, foi para a Assembleia Legislativa de São Paulo, onde atuou como assistente parlamentar dos então deputados petistas Edinho Silva e Vicente Cândido.
Segundo Nascimento, Marcola passou pela escola de formação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e pelo Instituto Lula, convidado pelo presidente da entidade, Paulo Okamoto. Segundo Nascimento, quando Lula esteve preso, Marcola virou um faz-tudo de Lula, em Curitiba. “Cuidava da correspondência, levava as cartas. Selecionava artigos de jornais, revistas e sites, e levava livros pedidos pelo presidente. Também encaminhava cartas e recados de Lula a políticos e amigos”, detalhou.
Nascimento informou que foi lá em Curitiba, que Marcola conheceu a sua mulher, Nicole Briones, jornalista, que trabalha na EBC (Empresa Brasil de Comunicação). O casal tem um filho. O jornalista lembrou ainda que na campanha presidencial de 2018, Marcola trabalhou ao lado do ex-chefe de gabinete de Lula em seus dois governos anteriores, Gilberto Carvalho, hoje secretário nacional de Economia Popular e Solidária.
Entrevistado por Nascimento, Gilberto Carvalho fez muitos elogios ao Marcola: “A gente é super amigo. Sou uma espécie de irmão mais velho dele que, ao longo da vida, fui dando sugestões e conselhos. Mas ele estava super preparado e credenciado pela trajetória e experiência”.
Caraguatatubense
Em Caraguatatuba, o Notícias das Praias e o portal Rádio Cancioneiro, já haviam publicado em 2022 que Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, o chefe de Gabinete do presidente Lula, era natural de Caraguatatuba.
Marcola é caiçara dos mais autênticos. Nasceu e passou sua infância e adolescência na cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Marcola estudou em três escolas públicas do município: a EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, a EMEF Antônio de Freitas Avelar e a Escola Estadual Colônia dos Pescadores.
Boa parte da sua família vive em Caraguatatuba. Sua mãe manteve comércio na cidade. Ele teve um parente político, seu tio avô, o Osíres Nepomuceno Santana, foi vereador em Caraguatatuba e chefe de gabinete do Prefeito Sílvio Luiz dos Santos, na gestão de 1969 a 1973.
Em Brasília, Marcola tem sempre procurado assessorar e orientar os políticos de Caraguatatuba e da região do Litoral Norte, que lhe procuram quando viajam até a capital federal para agendas com ministros do governo Lula. Em janeiro do ano passado, por exemplo, Marcola, ao lado do presidente Lula, recepcionou os representantes de Caraguatatuba Paula Bueno, Daniel Franco e Ariane Proença, conselheiros dos Conselhos Municipal de Educação e Tutelar, eleitos delegados na fases municipal, regional e estadual, para representarem o estado de São Paulo, na Conferência Nacional de Educação, CONAE- 2024, em Brasília.
Em janeiro deste ano, Marcola recebeu a visita do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva(PSD), que esteve em Brasília, para audiências com o vice-presidente Geraldo Alckmin, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Foi a primeira visita oficial do prefeito de Caraguatatuba em Brasília.
Notícias das Praias