Mecânicos deixam ferramentas no carro de Norris na F1
A equipe de Lando Norris, a McLaren, está sendo investigada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) após deixar ferramentas no cockpit do piloto durante o primeiro treino livre para o Grande Prêmio de Miami nesta sexta-feira (02).
Norris afirmou que precisava reagir na disputa pelo campeonato, depois de ver seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, ultrapassá-lo na classificação. No entanto, o fim de semana do britânico começou de forma inusitada, ao entrar na pista com uma chave inglesa e uma lanterna dentro do carro.
“Vocês deixaram muitas ferramentas no cockpit”, disse Norris pelo rádio. “Está tudo caindo aos pedaços”.
O piloto conseguiu retornar aos boxes, mas a FIA anunciou que investigará a McLaren por possível violação relacionada à liberação de um carro em condição insegura. A equipe pode ser advertida ou até multada pelo ocorrido.
Ainda no treino, Norris precisou desviar de Esteban Ocon, da Haas, na reta traseira. O britânico, que não vence desde a etapa de abertura na Austrália e está 10 pontos atrás de Piastri, havia registrado o melhor tempo no setor intermediário da pista antes da interrupção da sessão, causada por Ollie Bearman, que bateu com seu Haas faltando quatro minutos para o fim.
Com isso, Norris não conseguiu completar sua volta rápida e terminou apenas em 12º, enquanto Piastri liderou a sessão com 0s356 de vantagem sobre Charles Leclerc, da Ferrari.
Max Verstappen participou do treino pela primeira vez como pai, após anunciar o nascimento de sua filha Lily com a namorada Kelly Piquet. Ausente das atividades de imprensa na quinta-feira, o holandês terminou em terceiro, a quatro décimos da melhor marca.
Lewis Hamilton, por sua vez, reconheceu que sua adaptação à Ferrari pode ser difícil durante toda a temporada. Em Miami, ele ficou apenas em 13º, 1s4 atrás do líder.
O GP de Miami é o primeiro de três que ocorrerão nos Estados Unidos em 2025, com etapas também previstas em Austin e Las Vegas. Antes do início dos treinos, foi confirmado que o contrato do evento foi renovado até 2041.
A classificação para a corrida sprint acontece no sábado, às 17h no horário de Brasília.
Portal IG