Fala de vereadora sobre ser “branca, bonita e rica” gera polêmica


Vereadora se desculpou após a fala
Reprodução/Youtube

Vereadora se desculpou após a fala

A vereadora Cris Monteiro(Partido Novo), líder da bancada do partido na Câmara Municipal de São Paulo, foi  acusada de racismo após uma declaração feita em plenário na tarde da última terça-feira (29).

A sessão discutia um projeto de lei de reajuste salarial dos servidores municipais, proposto pelo prefeito Ricardo Nunes(MDB). Durante a sua fala, Monteiro foi vaiada por manifestantes e interrompida pela vereadora Luana Alves(PSOL).

Ao retomar a palavra, declarou: “Quando vem uma mulher branca aqui falar a verdade pra vocês, vocês ficam todos nervosos. Porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês. Mas eu estou aqui representando uma parte importante da população”.

A fala levou à suspensão temporária da sessão. Manifestantes e parlamentares presentes reagiram com gritos de “ racista ”, e a vereadora Luana Alves, que é negra, anunciou que apresentaria denúncia à Corregedoria da Câmara por quebra de decoro e racismo.

Segundo Alves, “não se trata de interpretação: o que houve foi uma ofensa direta às pessoas negras presentes na galeria, e a referência à raça e à posição social não pode ser ignorada”.

Vereadora se desculpou

Após o intervalo, Cris Monteiro retornou à tribuna e declarou: “Lamento profundamente se alguém em particular se sentiu ofendido com a minha fala, não foi minha intenção”.

Em nota, sua assessoria afirmou que a vereadora tem histórico de “respeito e diálogo” ao longo dos cinco anos de mandato.

O presidente da Câmara, Ricardo Teixeira(União Brasil), informou que analisou o vídeo da sessão e, em parecer preliminar, afirmou não ter identificado racismo. A Corregedoria foi acionada e deve apurar o caso.

O contexto da fala ocorreu durante a votação do projeto de lei que estabelece reajuste de 2,6% para maio deste ano e 2,55% para 2026.

Os percentuais foram considerados insuficientes por entidades representativas dos servidores, que alegam defasagem frente à inflação acumulada. A proposta, apesar de contar com previsão orçamentária superior a R$ 125 bilhões para 2025, gerou protestos de grupos de servidores públicos, muitos deles pardos e negros.

Quem é Cris Monteiro?

A vereadora Monteiro tem 63 anos, é natural do Rio de Janeiro e foi eleita pelo Partido Novo em 2020, com 18 mil votos. Foi reeleita em 2024 com 57 mil.

Atuou no setor financeiro por mais de três décadas e declarou patrimônio de R$ 16 milhões à Justiça Eleitoral. Em 2024, revelou publicamente ter alopecia areata, após retirar a peruca durante uma sessão da Câmara.

Esta não é a primeira controvérsia envolvendo Monteiro. Em 2021, protagonizou um confronto com a então vereadora Janaína Lima (hoje no PP), no banheiro da Câmara.

Na ocasião, ambas foram acusadas de agressão e ficaram sujeitas a medidas judiciais. Em 2023, Monteiro recebeu advertência verbal da Corregedoria por novo desentendimento com Lima.



IG Último Segundo