Fabregas e Van Persie pelo Arsenal em 2009
Após fazer uma quartas de final marcante contra o Real Madrid, o Arsenal chegou à semifinal da Champions League pela terceira vez na sua história. É a primeira vez que os Gunners ficam entre os quatro melhores do torneio desde 2009.
O iG Esporte fez um levantamento para analisar como era a realidade mundial e nacional no ano em que o time do norte de Londres, na Inglaterra, chegou em uma semifinal de Champions League.
Realidade mundial
Enquanto os Gunners chegavam a semifinal em 2009, o mundo lidava com um avanço ainda inicial das redes sociais no cotidiano das pessoas. Facebook estava em fase de testes e desenvolvimento, e as redes mais usadas era o MSN e o Orkut. Nas bilheterias, o grande sucesso era o primeiro filme Avatar.
Futebol mundial
Com relação ao futebol mundial, o esporte estava sendo dominado pelo Barcelona comandado por Pep Guardiola e pelo trio formado por Lionel Messi, Iniesta e Xavi, que foram os campeões daquela edição da Champions League e se firmaram como um dos melhores times da história do futebol.
Do outro lado da Espanha, começavam a surgir rumores sobre a ida de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid, o que viria a se concretizar na metade do ano, quando o português assinou com o time espanhol.
Já no quesito seleções, o Brasil voltava a ser destaque e aumentava as expectativas dos torcedores para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Comandada por Dunga, a seleção brasileira venceu a Copa das Confederações após bater os Estados Unidos de vira na final do torneio.
Futebol nacional
No futebol brasileiro, o Flamengo acabou ficando com o título do Brasileirão daquele ano, superando o Internacional em uma disputa que só foi decidida na última rodada do campeonato. A grande referência da equipe rubro-negra era Adriano Imperador, que ao lado de Diego Tardelli (do Atlético-MG) foi artilheiro da competição, com 19 gols cada.
E o Arsenal?
Após chegar a semifinal da Champions League em 2009, os Gunners acabaram parando no seu rival inglês Manchester United, que superou o Arsenal por 4 a 1 no placar agregado, mas foi derrotado por 2 a 0 pelo poderoso Barcelona de Guardiola na grande decisão.
Entre em nosso site e fique por dentro de tudo que acontece nos esportes ao redor do mundo.
Portal IG