Rafael Fonteles (PT), afirmou durante entrevista ao Roda Viva.
Na segunda-feira (28), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), defendeu durante participação no programa Roda Viva, a unificação das eleições municipais e gerais no mesmo ano com mandato de cinco anos sem reeleição.
Fonteles afirma que a medida seria útil para melhorar a gestão pública ao garantir tempo necessário para implementação de agendas.
Argumentos do governador
Fonteles, que também preside o Consórcio Nordeste, afirmou:
“Eu defendo a coincidência de eleições e um mandato de cinco anos, por exemplo. Isso seria muito útil pra melhorar a gestão pública”, afirma Rafael Fonteles, governador do Piauí. #RodaViva pic.twitter.com/ua1ZKqeBvV
— Roda Viva (@rodaviva) April 29, 2025
“Eu defendo a coincidência de eleições. E um mandato de cinco anos, por exemplo. Então eu acho que isso seria muito útil para melhorar a gestão pública e para poder ter realmente um tempo necessário para que o governante eleito possa implementar a sua agenda. E a democracia continuará fortalecida, porque a cada quatro ou cinco anos teríamos novas eleições. Então tem total simpatia pela coincidência de mandatos.”
O programa, apresentado por Vera Magalhães, contou com perguntas de Caio Sartori (O Globo), Josué Seixas (Folha de S.Paulo), Julliana Lopes (CNN Brasil), Flávia Tavares (Meio) e Renan Sukevicius (Bandnews FM).
IG Último Segundo