Foi o segundo acidente ocorrido no fim de semana em que foi realizado o Festival “Auracy Mansano” de voo livre.
Na tarde deste domingo, dia 27 de abril, por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba foi acionado novamente para atender mais uma ocorrência envolvendo a queda de um praticante de parapente (paraglider), que ficou preso em uma árvore, a aproximadamente 20 metros de altura, após decolagem no Morro de Santo Antônio, em Caraguatatuba.
A vítima, deste domingo, ficou presa em uma árvore, a aproximadamente 20 metros de altura, logo após decolar da pista que fica no alto do morro. A equipe realizou o acesso seguro até a vítima, que se encontrava consciente, orientada e sem lesões aparentes.
Com a utilização de técnicas de resgate e salvamento em altura, a praticante de 43 anos foi retirada da árvore em segurança, avaliada no local e, não apresentando necessidade de encaminhamento médico, foi liberada em seguida. A operação transcorreu sem intercorrências.
Asa Delta
No sábado, dia 26, um piloto de asa-delta precisou ser resgatado pelos bombeiros após sofrer uma queda no Morro do Santo Antônio, em Caraguatatuba, no litoral norte paulista. O acidente ocorreu durante a realização do Festival “Auracy Mansano” de voo livre.
O resgate ocorreu por volta das 15h20, quando após o salto o piloto perdeu o controle do equipamento e ficou preso nas árvores à uns 10 metros de altura na mata fechada e à uma distância de 500 metros abaixo de onde saltou.
A equipe do Corpo de Bombeiros adentraram na mata fechada e localizaram o piloto que estava consciente, orientado e sem lesões aparente, entretanto impossibilitado de descer por meios próprios devido à altura e ao emaranhado de cipós na copa da árvore.
Foram utilizadas técnicas de salvamento em altura, com montagem de sistemas de acesso e descida controlada. A vítima foi devidamente equipada com sistema de segurança e resgatada de forma segura até o solo.
Após o resgate, foi realizado o atendimento pré-hospitalar para avaliação dos sinais vitais e exames primários, não sendo constatado lesões, a vítima foi liberada no local.
Festival
A quedas dos pilotos de asa delta e paraglider ocorreram durante o tradicional Festival “Auracy Mansano”, que reúne pilotos de asa delta e paraglider de diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de diferentes estados do país.
O festival foi promovido pela Tosetto Eventos, em parceria com o governo municipal de Caraguatatuba e com apoio do Clube de Voo Livre Caiçara (CVLC), com intuito de incentivar e valorizar a prática do voo livre, especialmente com as condições naturais favoráveis da região.
As decolagens foram realizadas nas rampas do Morro Santo Antônio, com pousos em uma área próxima à Praia do Centro. O bom público acompanhou a competição na orla da praia central da cidade.
A Secretaria de Turismo, por motivo de segurança, proibiu a subida de veículos particulares ao Morro Santo Antônio durante os dois dias do festival. O acesso foi permitido apenas aos veículos oficiais da organização, que disponibilizou vans até a rampa de voo aos atletas. O festival foi encerrado na tarde deste domingo, dia 27.
Notícias das Praias