Jeep faz 10 anos de produção nacional; confira 5 versões mais famosas da marca no Brasil


Agora em abril de 2025, a Jeep está comemorando 10 anos de atividade na fábrica de Goiana, no Pernambuco. Na ativa desde 2015, a planta também é responsável por fabricar modelos de outras marcas do Grupo Stellantis, como Fiat Toro e Ram Rampage. Da Jeep, são três modelos: Renegade (responsável por estrear a linha em 2015), Compass (iniciou a produção no começo de 2016) e Commander (veio ao mundo em 2021), trio de SUVs com maior sucesso da marca no mercado nacional.

Fábrica da Stellantis em Goiana (PE) – Foto: Divulgação

Como curiosidade, é importante lembrar que a história da marca iniciou por aqui muito antes dos anos 2010. Os primeiros exemplares dos utilitários da marca começaram a ser montados no regime CKD (vinha desmontado do exterior) ainda no final dos anos 1940. Depois, passaram a sair da fábrica da Willys-Overland do Brasil, em São Bernardo do Campo. Ainda tiveram unidades que saíram de uma unidade fabril em Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco, durante os anos 1950 e 1960.

Fábrica da Stellantis em Goiana (PE) – Foto: Divulgação

+ Dona da Fiat e Jeep afirma que vai demitir temporariamente 900 trabalhadores dos EUA
+ Jeep Commander Overland 2025 recebe motor 2.2 turbodiesel; veja como ficou

A marca das sete fendas comemora que, nesse período de dez anos, foi a líder de vendas de SUVs no Brasil com mais de 1,1 milhão de unidades, ou quase o dobro do volume da segunda colocada.

Apesar da enorme variedade de opções, versões e motorizações dos Jeep nacionais desde 2015, algumas configurações se destacam pelo sucesso. Confira cinco das versões mais famosas dos “Jeep Made in Brazil”, de acordo com os emplacamentos do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) até janeiro de 2025:

Longitude – mais de 468 mil unidades

Compass Longitude – Foto: Divulgação

Nem é preciso apostar: sem dúvidas, a versão que você mais viu nos Jeep’s nacionais por aí é a Longitude. Intermediária, ela é a queridinha principalmente na frota nacional de Compass: de 2016 até aqui, são mais de 263 mil exemplares do SUV médio nessa configuração de acabamento. O Renegade fica logo atrás, também superando a barreira dos 200 mil Longitude. Essa versão também está no Commander, onde é mais tímida, registrando menos de 5 mil carros pelo país. Motorizações? Várias. Desde naturalmente aspirada, turbodiesel ou turboflex, dependendo do ano.

Sport – mais de 185 mil unidades

Renegade Sport Altitude – Foto: Divulgação

Se a Longitude ficou famosa na linha do Compass, a Sport se popularizou na gama Renegade, com quase 151 mil exemplares. Mais simples, e também com preços menores, ela só não é mais simples que as configurações “sem nome”, como a atual T270 do SUV compacto. Não está presente no Commander, e chegou a ter um hiato nas vendas do Compass, mas segue firme e forte no Renegade desde sua chegada em 2015.

Limited – mais de 155 mil unidades

Compass Limited – Foto: Divulgação

Tida como uma das opções topo de linha com vocação urbana na linha Jeep, faz parte da linha de Compass e Commander desde seus respectivos lançamentos. No Renegade, demorou cerca de 1 ano e meio para estrear (veio no segundo semestre de 2016). Do montante superior a 155 mil Jeep’s Limited nacionais, mais de 115 mil são Compass. No catálogo, inclui motorização naturalmente aspirada (1.8 do Renegade e 2.0 do Compass), turboflex (1.3 T270) e turbodiesel (2.0 Multijet).

Overland – mais de 39 mil unidades

Commander Overland – Foto: Divulgação

A versão Overland ficou mais popular com a chegada do Commander em 2021. É uma das opções mais refinadas da linha Jeep, sem deixar de lado a proposta off-road. Hoje, é mais comum no SUV de sete lugares, ainda que seja oferecido também no Compass com motor 2.0 turbo a gasolina.

Trailhawk – mais de 35 mil unidades

Renegade Trailhawk – Foto: Divulgação

Voltada quase que completamente ao fora-de-estrada, a versão Trailhawk hoje só existe no Renegade, mas também já esteve presente no Compass 2.0 turbodiesel. Nunca fez parte da linha do Commander, porém. Sempre acompanhou os modelos com a tração 4×4 com reduzida, e com a transmissão automática de nove velocidades, fornecida pela ZF. Do total de Jeep’s Trailhawk produzidos no Brasil, mais da metade é Compass.



Motor Show