Prefeito Toninho Colucci participou da 40ª Seatrade Cruise Global, em Miami(EUA).Segundo ele, as altas taxas e a legislação brasileira estariam “afugentando” os armadores internacionais que exploram a costa brasileira
Por Salim Burihan
A temporada 2025/2026 de navios de cruzeiros terá uma redução de navios e escalas em Ilhabela e nos demais destinos do país. A informação é do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci(PL), que esteve recentemente participando em Miami(EUA), a convite do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), da 40ª edição da Seatrade Cruise Global, principal evento mundial do setor de cruzeiros.
A 40ª edição da Seatrade Cruise Global, principal feira de cruzeiros do mundo, que aconteceu em Miami(EUA), entre os dias 7 e 10 deste mês, reuniu 11 mil participantes, 600 expositores, contando com a participação de mais de 120 países e a divulgação de 70 linhas de cruzeiros.
Colucci disse que participou do evento com o intuito de ampliar as escalas no município e, também, para ajudar a cidade de Ubatuba a retomar as escalas de navios de cruzeiros no município. Segundo ele, a prefeita de Ubatuba, Flávia Paschoal, teria enviado um representante da cidade para participar da Seatrade deste ano. Ubatuba recebeu alguns navios nas temporadas de 2017 e 2020, depois disso, não entrou mais na rota dos cruzeiros.
Segundo Colucci, o número de navios e escalas devem ser reduzidos na próxima temporada de cruzeiros em Ilhabela e nos demais destinos brasileiros.” Aqui em nossa região, na temporada 2023/2024, tivemos oito navios; na temporada 2024/2025 foram sete navios; na temporada 2025/2026 serão apenas cinco navios”, explicou.
O prefeito de Ilhabela explicou que a legislação brasileira e as taxas elevadas estão “afugentando” as empresas operadoras de navios de cruzeiros do país. “Os custos ficam cada vez mais elevados para os armadores e eles transferem seus navios que navegam na costa brasileira, argentina e do Uruguai, para destinos mais lucrativos, como Caribe e Ásia, por exemplo”, detalhou Colucci.
Diante dessa realidade, o prefeito em parceria com a Clio Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), já em Miami, durante a Seatrade Cruise Global, procurou as empresas de navegação que exploram navios de cruzeiros, que normalmente, não fazem escala na ilha, para que a partir da próxima temporada façam parada em Ilhabela, entre elas, agências que operam cruzeiros para a Patagônia, por exemplo.
“Estamos fazendo um trabalho importante junto com a Clio para mostrar que Ilhabela tem inúmeros atrativos para atrair os navios que atualmente não fazem escala na Ilha”, adiantou Colucci. Na temporada atual, Ilhabela recebeu cerca de 70 escalas de navios que injetaram cerca de R$ 100 milhões na economia da Ilha. Na próxima temporada 2025/2026, o número de escalas previstas em Ilhabela deve chegar a 50.
Balanço
A temporada de cruzeiros 2024/2025 no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, movimentou mais de 1 milhão de passageiros, gerando R$ 1,5 bilhão, para a Baixada Santista. O número de passageiros foi praticamente o mesmo da temporada anterior. As informações são do G1 Santos.
Segundo o Concais, que administra o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, em Santos, a temporada que começou em 8 de novembro e terminou no domingo (20), com 99 dias de operação teve 152 escalas dos 13 navios recebidos, entre eles: MSC Seaview, MSC Grandiosa, MSC Armonia, MSC Splendida, Costa Pacífica e Costa Diadema, além de oito navios de trânsito.
A CLIA (Cruise Line International Association) ainda não divulgou um balanço da temporada 2024/2025. A temporada de cruzeiros 2023/2024 no Brasil foi a maior da série histórica, injetando R$ 5,2 bilhões na economia brasileira. A previsão inicial da CLIA era de que a temporada 2024/2025 prometia superar os resultados da temporada passada, com mais de 200 roteiros e uma oferta de 862 mil leitos.
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