População aprova cardápio especial de Páscoa no Restaurante do Povo, do Governo do Estado


Casa enfeitada, cardápio especial e coelhinhos servindo as refeições. Assim foi o clima do Restaurante do Povo de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, nesta sexta-feira. Por apenas um real, os moradores da região puderam escolher entre dois pratos especiais: peixe à portuguesa ou feijoada. Aos poucos o cheiro da comida invadia a rua, a fila ia se formando e as pessoas começaram a entrar e se servir. Maria Cristina Silva, de 65 anos, mora sozinha e não tem com quem passar a Páscoa. Ela contou que se sentiu acolhida e ressaltou que a comida estava excelente.

– A comida é de qualidade e tudo está muito organizado. Me senti acolhida e vi as pessoas em situação de rua serem muito bem tratadas. Eu tenho 65 anos, quando vi os coelhinhos e o restaurante todo enfeitado me subiu até a autoestima. Lembrei da minha infância, do coelhinho, de uma refeição completa com a família. A terceira idade também tem direito de curtir a Páscoa! – ressaltou a aposentada, com um sorriso largo.

O Restaurante do Povo é um equipamento de segurança alimentar e nutricional, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Oferece cerca de 28 mil refeições por dia aos trabalhadores e à população mais vulnerável em 13 unidades em funcionamento em todo o estado. Além dos Restaurantes do Povo, o Governo do Estado conta com outras duas iniciativas importantes no combate à fome, o Café do Trabalhador e o RJ Alimenta. Juntas, elas oferecem mais de 53 mil refeições diárias.

– Temos um foco muito claro em não apenas combater, mas verdadeiramente acabar com a fome no estado do Rio de Janeiro. A população precisa ser tratada com dignidade, e nosso governo entende que a segurança alimentar faz parte disso. Temos três unidades do Restaurante do Povo em funcionamento somente na Baixada, onde o povo mais precisa – destacou o governador Cláudio Castro.

Frequentador desde que o Restaurante foi inaugurado, Eduardo de Almeida, de 50 anos, foi mobilizado pelo cardápio especial. Desta vez, ele levou a esposa e foi surpreendido quando descobriu que teria a comida típica da Páscoa.

– Tomei o café, e agora estou almoçando. Cinquenta centavos o café e um real o almoço não pesa no bolso de ninguém. Estou desempregado, o peixe está caro, e hoje comi muito bem com minha esposa e não gastamos quase nada. Por isso eu volto aqui – disse Eduardo.

Alimentação saudável por um real

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, enfatizou a importância do cardápio comemorativo para promover o acolhimento da população em situação de vulnerabilidade social.

– Essa iniciativa é muito simbólica, pois a vida dessas pessoas já é tão difícil, e muitas vezes solitária. A população merece ter esse ambiente acolhedor nessa data tão importante, esse é o nosso grande diferencial, estamos oferecendo uma alimentação de qualidade, por apenas um real, e garantindo que a nossa população possa confraternizar no feriado – afirmou a secretária.

Nutricionista da unidade, Fernanda Guedes frisou que os pratos são elaborados com muito cuidado, observando o valor nutricional dos alimentos, além do cuidado com os frequentadores.

– Aqui no Restaurante do Povo as refeições são nutricionalmente balanceadas com três tipos de saladas, arroz, feijão, legumes e sempre com duas opções de proteína. Hoje, no caso, o peixe à portuguesa e feijoada. Os pratos foram ornamentados pela festividade e os funcionários são orientados a tratar todos com respeito e empatia – disse a nutricionista.



Tupi.FM