O choro de um recém-nascido prematuro soou como um pedido urgente de socorro no Hospital Municipal da Mulher, em Cabo Frio. Nascido de uma gestação de alto risco, o bebê precisou ser transferido com urgência, no último sábado (12), para uma unidade de terapia intensiva neonatal em Niterói, a bordo de um helicóptero do SAMU aéreo.
A logística do resgate começou ainda na sexta-feira (11), quando a equipe médica do Hospital da Mulher decidiu antecipar o parto via cesariana. A mãe do bebê estava internada desde o dia 4, em monitoramento constante por conta de complicações na gestação. Logo após o nascimento, o bebê foi inserido no Sistema Estadual de Regulação (SER), que gerencia vagas em hospitais de alta complexidade.
Segundo Danielle Teles, coordenadora geral da regulação de urgências do município, a autorização da vaga com suporte aéreo foi ágil. “O processo ocorreu de maneira rápida e a vaga foi autorizada com transporte aéreo para o suporte necessário”, afirmou.
O helicóptero aguardou a chegada da ambulância. Lá, a equipe de resgate fez a remoção do bebê com apoio da equipe médica da unidade. A secretária de Saúde, Beatriz Trindade, acompanhou a operação. “Nossa maior missão é salvar vidas, e todos os nossos esforços serão sempre voltados para isso”, declarou.
Fonte: Fonte Certa