Capital e sul de SC recebem toda chuva de abril em 12 horas


Chuvas fortes atingem municípios do Sul e provocam transtornos.
MetSul/Reprodução

Chuvas fortes atingem municípios do Sul e provocam transtornos.

Nesta quinta-feira (10), Florianópolis e cidades do Litoral Sul de Santa Catarina registraram, em pouco mais de 12 horas, toda a chuva prevista para o mês de abril.

A medição, feita entre a madrugada e a tarde desta quinta-feira (10), apontou acumulados significativos, como 114 milímetros na Lagoa da Conceição, na capital, e 105 milímetros no Porto de Imbituba, conforme dados da Epagri/Ciram.

Os episódios de chuva intensa chegaram a causar alagamentos e inundações em municípios do Sul do estado, como Jaguaruna, Imbituba, Imaruí e Florianópolis.

A cidade de Jaguaruna foi bastante afetada durante a manhã, com a chuva forte provocando alagamentos na área central e resultando na interdição de uma residência, conforme informações da Defesa Civil.

Em Imbituba, uma das estações registrou 88 mm de chuva, enquanto em Imaruí, as áreas mais baixas ficaram inundadas, comprometendo o trânsito e afetando residências e comércios.

Em Florianópolis, a chuva chegou a registrar mais de 100 mm em pontos como a estação da Cetre-Epagri e na Lagoa da Conceição, com os dados indicando que os acumulados podem ultrapassar 150 mm em alguns locais.

A chuva intensa no Morro dos Cavalos chegou a provocar interdição na BR-101, em Palhoça. O trecho foi bloqueado em ambos os lados a partir das 21h desta quinta-feira (10).

O fenômeno ocorre devido à circulação de massas de ar em baixos e médios níveis da atmosfera, o que vem produzindo episódios intensos de precipitação, de acordo com dados de estações da Epagri-Ciram.

Ações de prevenção

Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras estão circulando pelas ruas para avaliar os danos e tomar as medidas necessárias para minimizar os riscos.

Na capital, a Prefeitura informou que áreas nos bairros Campeche e Ribeirão da Ilha já apresentavam alagamentos, e caminhões hidrojato foram acionados para auxiliar na remoção das águas.

O pedido do prefeito de Jaguaruna para que os moradores afetados entrem em contato com os órgãos responsáveis reforça a importância do monitoramento contínuo da situação.

Segundo a previsão da MetSul Meteorologia, a instabilidade deve persistir durante parte da noite em algumas regiões, embora haja tendência de melhora com a passagem de intervalos, sobretudo ao longo do dia de amanhã (11).



IG Último Segundo