Motores V10 deverão ter retorno vetado pela F1
O projeto do retorno dos motores V10 na Fórmula 1, principal categoria de automobilismo, tem ganhado espaço para debate recentemente.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) chegou a anotar uma data para uma reunião, a fim de entender o posicionamento das montadoras referente ao assunto.
A conversa aconteceria já neste final de semana seguinte, quando acontece o GP do Bahrein, marcado para o dia 11 de abril. De acordo com o jornal inglês, BBC, possivelmente a proposta deverá ser recusada.
Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, é um dos entusiastas do retorno dos V10, que aconteceria a partir de 2028 ou 2029, e seriam abastecidos por combustíveis sustentáveis. Porém, das cinco montadoras de motor do grid, quatro precisariam apoiar tal mudança.
No momento, a Audi e a Honda são contrárias a volta dos V10 à Formula 1, o que automaticamente, de acordo com o regulamento, já implicaria na não aprovação da ideia.
A Mercedes de, primeiro momento, também parece recusar o assunto. Somente a Red Bull/Ford e Ferrari aprovariam o projeto, o que não seria o suficiente.
Vale lembrar que a última vez em que os V10 foram utilizados na principal categoria de corrida foi ainda em 2005, antes da substituição para os V8 em 2006, que em 2014, foram atualizados para os atuais modelos híbridos.
Entre em nosso site e fique por dentro de tudo que acontece nos esportes ao redor do mundo.
Portal IG