O responsável por dois bares em Cabo Frio, na Região dos Lagos, foi preso após ser flagrado realizando fraudes nos medidores de energia elétrica dos estabelecimentos. Durante uma operação de combate às irregularidades no consumo de energia, a distribuidora Enel removeu as ligações diretas e as fraudes nos medidores dos bares, que também funcionam como restaurantes.
O proprietário foi conduzido à Delegacia de Cabo Frio. Técnicos da distribuidora, com o apoio da Polícia Civil e dos peritos do Instituto Criminalística Carlos Éboli (ICCE), participaram da operação, que identificou as fraudes no sistema de medição de energia.
O furto de energia é considerado um crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Além disso, quem comete a prática de “gato” de energia está sujeito a pagar pelos valores correspondentes ao consumo irregular. O furto de energia pode comprometer a qualidade dos serviços prestados pela distribuidora e representar um risco significativo à segurança pública, especialmente para aqueles que manipulam a rede elétrica de forma clandestina.
A operação visa coibir esse tipo de crime e assegurar que a energia elétrica seja consumida de forma legal e segura, protegendo a integridade da rede e a população.
Fonte: Fonte Certa