Búzios será palco de uma Mega Observação Lunar com Telescópios na próxima sexta-feira (14). Inédita na Região dos Lagos, a iniciativa promete aproximar a população da ciência e da astronomia com observações ao vivo do satélite natural da Terra, a partir das 18h, na Praça da Tia Uia – conhecida como Praça do INEFI.
A observação da Lua será realizada com telescópios de alta precisão, permitindo que os participantes vejam detalhes do astro e aprendam mais sobre astronomia. A programação ainda inclui atividades educativas com especialistas e palestras sobre temas astronômicos. O objetivo é incentivar a iniciação científica e transformar Búzios em um destino de astroturismo e educação científica.
Além das observações, o público poderá participar de debates sobre as questões intrigantes da astronomia, enriquecendo o conhecimento científico de crianças, jovens e adultos. Voltado para moradores e turistas interessados no universo, o evento é gratuito e aberto ao público.
Com o apoio de importantes parceiros internacionais, como a NASA, a ação pretende colocar Búzios na rota de grandes projetos de ciência e tecnologia no Brasil, promovendo um ambiente de aprendizado e interação.
A Mega Observação Lunar é organizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e faz parte do Movimento Búzios com Ciência. Além da NASA, a ação também conta com a parceria da Rede Rio Astronomia e do Ideais do Saber Educacional.
Fonte: Fonte Certa