Sabe aquelas ligações mudas que desligam sozinhas? Veja como evitá-las



As ligações que ficam mudas e desligam sozinhas podem ser evitadas a partir do site da Anatel. Veja como se cadastrar. - Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Quem nunca recebeu aquelas ligações que ficam mudas e desligam sozinhas? Saiba que agora, com alguns pequenos passos, é possível evitar essas chamadas inoportunas.

Geralmente são ligações de empresas de telemarketing e call centers para identificar em qual o horário o cliente mais atende o telefone. Porém, o método é automatizado e, quando muitas chamadas são feitas ao mesmo tempo, algumas são descartadas e ficam mudas.

Para contornar o incômodo, a Anatel implementou medidas de combate a essa prática abusiva. Uma das principais formas de reduzir esses telefonemas chatos é cadastrar seu número no “Não Me Perturbe”. O processo é simples, gratuito e rápido.

O que fazer

O “Não me Perturbe” é um site criado pela Anatel para evitar a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico.

Veja como se cadastrar:

  • Acesse o site nãomeperturbe.com.br;
  • Clique em “Novo bloquei” e coloque o seu número de telefone com DDD;
  • Selecione todas as empresas de telecomunicações que você deseja bloquear;
  • Clique em “Enviar”. Para concluir o procedimento, um SMS vai ser enviado para validação.

O prazo para a efetivação do bloqueio é de até 30 dias.

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E se não funcionar?

Há relatos de algumas pessoas que dizem que o site criado pela Anatel nem sempre funciona.

Isso porque empresas menores utilizam IP a partir do exterior para burlar a tática.

Se mesmo com o telefone cadastrado no ‘Não me Perturbe’, você continuar recebendo ligações indesejáveis, é preciso abrir uma reclamação na Anatel e até mesmo no Procon.

Outra dica é usar o qualempresameligou.com.br.

No site, você consegue digitar o número que recebeu a chamada e identificar qual a empresa responsável pela ligação.

Assim, com o nome da companhia em mãos, fica bem mais fácil buscar seus direitos!

Caso as empresas burlem o site da Anatel, é possível abrir uma reclamação. - Foto: Reprodução/Governo Federal

Caso as empresas burlem o site da Anatel, é possível abrir uma reclamação. – Foto: Reprodução/Governo Federal



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