Hospital Geral de Arraial do Cabo oferece teste rápido de tuberculose para pacientes com HIV

O Hospital Geral de Arraial do Cabo começou a utilizar uma nova ferramenta de diagnóstico nesta semana. A partir de agora, pacientes com HIV internados na unidade e com suspeita de tuberculose terão acesso ao Teste Rápido de Tuberculose. O exame promete entregar o resultado em apenas 30 minutos, se mostrando mais ágil do que os dois dias de espera exigidos pelo método anterior, quando a amostra precisava ir para um laboratório de referência.

A aquisição foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde. De acordo as coordenadoras técnica e administrativa do Centro de Doenças Infecciosas, Danielle Barbosa e Maria Auxiliadora de Aguiar, respectivamente, a nova ferramenta representa um avanço importante no diagnóstico precoce e no tratamento imediato da tuberculose, uma infecção que pode ser agravada pela presença do HIV.

O teste rápido é realizado a partir da urina do paciente, reduzindo o tempo de diagnóstico e permitindo o início rápido do tratamento. Além disso, com o resultado imediato, os pacientes passam menos tempo internados, liberando leitos e tornando o atendimento mais eficiente.

A tuberculose é uma das infecções mais comuns em pessoas vivendo com HIV. Dessa forma, o diagnóstico precoce é considerado fundamental para evitar complicações e reduzir o índice de mortalidade. O Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) não substitui outros exames, mas acelera a tomada de decisão médica. A ferramenta integra a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014 e faz parte das ações estratégicas de combate à doença no país.

Fonte: Fonte Certa