Carnaval faz governo adiantar pagamento de aposentados e pensionistas; 15 milhões beneficiados do INSS



Pelo menos 15 milhões de aposentados e pensionistas do INSS vão receber o pagamento antecipado em março. É a nova ordem do governo. – Foto: Agência Brasil

Por ordem do governo, 15 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão receber o pagamento antecipado, a partir de março. Os benefícios programados para 10, 11 e 12 de março serão pagos em 6 e 7 do mês que vem.

Assim, o INSS vai terminar de pagar todos os 40,6 milhões de beneficiários até a primeira semana de março. A decisão evita que o carnaval de 2025, que cai no início de março, afete o pagamento de aposentadorias e pensões.

Como há feriado bancário, os benefícios previstos para 3 de março em diante foram adiados, o que faria parte dos segurados receber o pagamento de fevereiro apenas na segunda semana de março, de acordo com a Agência Brasil.

Por etapas

A primeira etapa de pagamento, para quem recebe até um salário mínimo, começou em 24 de fevereiro. A segunda etapa, para quem ganha acima do mínimo, começará no dia 6.

A medida beneficia os segurados com o cartão de benefício com número final (sem o dígito verificador) 8, 9 e 0, no caso de quem recebe um salário-mínimo.

Entre os que recebem acima do mínimo, a decisão beneficiará os segurados com o dígito final 3 a 0.

Leia mais notícia boa

Aposentados e pensionistas

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS já podem pegar o informe de rendimentos para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física 2025 no site ou aplicativo Meu INSS, pelo telefone 135 ou na rede bancária.

No ano passado, o prazo para declaração de Imposto de Renda 2024, ano-base 2023, foi de 15 de março até 1º de maio.

No entanto, para 2025, a Receita Federal informa que as datas e o regulamento serão divulgados na primeira quinzena de março. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas

Quem paga IR

Em 2024, declararam IR aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90/ano.

Também foram incluídos aqueles que receberam rendimentos isentos, como heranças ou indenizações, superiores a R$ 200 mil.

Como acessar o documento. Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/

Pagar antecipado o benefício é a forma encontrada pelo governo para evitar prejuízos por causa dos feriados bancários. Foto: Agência Brasil

Pagar antecipado o benefício é a forma encontrada pelo governo para evitar prejuízos por causa dos feriados bancários. Foto: Agência Brasil



So Notícia Boa