ICMBio abre inscrições para processo de credenciamento de novos condutores de visitantes ao Arquipélago de Alcatrazes – Notícias das Praias


 

O ICMBio abriu o período de inscrições para a etapa de capacitação do processo de credenciamento para novos condutores de visitantes do Refúgio de Alcatrazes, na costa sul de São Sebastião. As inscrições podem ser feita até o dia 14 de março.

 

Segundo o instituto, o condutor de visitantes é um profissional autônomo, sem vínculo empregatício com o ICMBio, cujo papel consiste no ato de acompanhamento das atividades de visitação pública na unidade de conservação, tornando a experiência do visitante mais qualificada do ponto de vista informativo e interpretativo, e garantindo o atendimento às suas normas.

 

O ICMBio abriu inscrições para as modalidades de condução de visitantes embarcada e visita subaquática (apenas para Dive Masters). A etapa de capacitação ocorrerá por meio dos estudos dos módulos de aulas disponíveis no canal do YouTube do ICMBio Alcatrazes, com posterior aplicação de teste presencial, que ocorrerá no município de São Sebastião/SP.

 

Após aprovação no teste haverá a avaliação prática e o credenciamento para emissão de Autorizações para prestação dos serviços, cujo Edital será divulgado posteriormente. Para saber mais detalhes sobre a etapa de capacitação leia o Edital disponível no site do ICMBio.

Alcatrazes

O Arquipélago de Alcatrazes fica na costa sul de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, e se destaca por abrigar uma grande diversidade de espécies e ser um santuário da vida selvagem.  

  • É conhecido como “Galápagos do Brasil” por ter uma fauna exclusiva, originada por mecanismos de evolução semelhantes aos observados por Darwin nas Ilhas Galápagos. 
  • É a maior unidade de conservação marinha do Sudeste e Sul do país. 
  • Abriga mais de 1300 espécies, incluindo a jararaca-de-alcatrazes, uma serpente endêmica da região. 
  • Possui o maior ninhal de fragatas do Atlântico Sul. 
  • Abriga a maior quantidade de peixes do Sudeste do Brasil, com uma grande variedade de espécies e cores. 
  • Tem costões rochosos com uma grande abundância de corais, moluscos e crustáceos. 

O nome Alcatrazes vem dos atobás-pardos, também conhecidos como mergulhões, que são aves com a capacidade de mergulhar no mar para capturar peixes e lulas. A palavra “alcatrazes” em árabe significa “o mergulhador”. 

Para visitar o arquipélago, é necessário autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ou contratar agências cadastradas e autorizadas pelo instituto.  



Notícias das Praias