Na próxima sexta-feira, 28 de fevereiro, um espetáculo raro vai iluminar o céu: um alinhamento de planetas vai colocar Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno em linha reta e criar um mágico efeito de perspectiva para quem olhar para o alto. Torça para fazer tempo bom onde você está e faça os seus pedidos.
A configuração é tão especial que só vai ocorrer novamente daqui a 11 anos, ou seja, não deixe a oportunidade passar. No Brasil, o melhor horário para apreciar o fonômeno será logo após o pôr do sol, por volta das 18h.
Para uma melhor visualização, a dica é buscar locais mais afastados da poluição luminosa. Aplicativos de astronomia, como a Carta Celeste, também podem facilitar a identificação dos astros no céu. Veja todas as dicas abaixo!
Faça os seus pedidos
O alinhamento de planetas, nas práticas esotéricas, é considerado um momento de grande potencialização das energias cósmicas.
Esse momento também é tido como uma boa oportunidade para fazer pedidos, realizar rituais de transformação e melhorar a conexão com forças universais.
Em outras palavras, é um dia para aproveitar e receber essa energia do alinhamento planetário, acreditam astrólogos.
Leia mais notícia boa
Como ver
Embora os sete planetas fiquem alinhados, apenas quatro vão poder ser vistos a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter.
Para encontrar Urano e Netuno, é preciso usar binóculos ou pequenos telescópios. Já Saturno, será o mais difícil de localizar.
Bote o relógio para despertar. No Brasil, o dia ideal para ver os planetas alinhados é 28 de fevereiro, um pouco depois do pôr do sol.
O que é
Apesar do nome “alinhamento”, os planetas não ficam realmente “lado a lado” no espaço. Mas vão aparecer assim pra gente.
O fenômeno acontece porque cada planeta orbita o Sol em velocidades diferentes.
Em certos momentos, eles se posicionam de maneira que parecem agrupados, se forem observados da Terra.
“Os planetas estão muito distantes e suas forças gravitacionais são insignificantes para afetar nosso planeta. Trata-se apenas de um belo espetáculo para ser admirado”, afirmou o professor Roberto Costa, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo, em entrevista à Universidade.
Outros eventos
E o raríssimo alinhamento de planetas não é o único fenômeno de 2025.
O ano também reserva ótimas surpresas para amantes da astronomia.
Em março, por exemplo, um eclipse total da Lua vai ser visível no país no dia 29, como mostrou o SNB.
Além disso, estão previstas chuvas de meteoros, solstício e equinócios.
O fenômeno vai poder ser observado do Brasil no dia 28. – Foto: Starwalk
So Notícia Boa