Papa Francisco continua seu repouso, diz Vaticano


Papa Francisco
Reprodução

Papa Francisco

O Papa Francisco, de 88 anos, segue internado há 13 dias no Hospital Gemelli, em Roma, devido a um quadro de pneumonia bilateral. Segundo um comunicado divulgado nesta quarta-feira (13) pelo Vaticano, o pontífice teve uma noite tranquila e permanece em repouso.

Na terça-feira (12), a Santa Sé já havia informado que o estado de saúde do papa era “crítico, mas estável”, com um prognóstico considerado “reservado”. Ainda assim, Francisco conseguiu cumprir parte de sua rotina de trabalho durante o dia.

O Vaticano também confirmou que o papa foi submetido a uma nova tomografia para monitoramento da infecção pulmonar. Este é o terceiro exame do tipo desde que ele foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro. Os resultados devem ser conhecidos ainda nesta quarta-feira.

A internação prolongada do pontífice tem gerado grande preocupação entre fiéis e líderes religiosos ao redor do mundo. Em sua cidade natal, Buenos Aires, e na Praça de São Pedro, no Vaticano, católicos têm se reunido em oração pela recuperação de Francisco.

Essa é a quarta vez que o papa é hospitalizado nos últimos anos, sendo esta a internação mais longa desde o início de seu pontificado, em 2013. Os recentes problemas de saúde reacenderam especulações sobre uma possível renúncia, embora o próprio Francisco já tenha afirmado que pretende seguir no comando da Igreja Católica enquanto tiver condições de exercer a função.



IG Último Segundo