exploração de petróleo ‘deveria ter sido aprovada’


Jorge Viana, presidente da Apex Brasil.
Roda Viva/Reprodução

Jorge Viana, presidente da Apex Brasil.

Na noite desta segunda-feira (24) o programa Roda Viva recebeu o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Jorge Viana.

Durante a entrevista, Viana defendeu maior agilidade do Ibama na emissão de uma autorização para a Petrobras realizar pesquisas sobre uma eventual exploração de petróleo na Margem Equatorial, no Amapá.

“Nós já estamos explorando petróleo, inclusive em águas profundas, que é alto risco, mas nunca teve acidente. Aí, quem que você tem do outro lado explorando? As maiores companhias petrolíferas do mundo (…) acho que a pesquisa já deveria ter sido aprovada”, afirmou Viana.

O presidente da Apex Brasil ainda ressaltou a importância do petróleo nas exportações brasileiras e considerou a exploração do recurso na Margem Equatorial como “inevitável”.

“O petróleo é o mais importante produto das exportações do Brasil, o que mais bota dinheiro no Tesouro”, destacou.

A bancada de entrevistadores contou com Luciano Pádua, editor de Macroeconomia da Exame; Marta Watanabe, repórter do Valor Econômico; Fernando Nakagawa, âncora do CNN Money; Alexa Salomão, repórter da Folha de S.Paulo; e Francisco Carlos de Assis, repórter do Broadcast/Agência Estado.



IG Último Segundo