A Sanofi anunciou a chegada do Beyfortus (nirsevimabe), anticorpo monoclonal para prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR), a clínicas particulares, hospitais e maternidades do país. O imunizante, aprovado pela Anvisa em 2023, será disponibilizado conforme a sazonalidade do VSR, no Ceará, que será a partir de março.
O nirsevimabe age como um anticorpo prontamente disponível, dispensando a necessidade de ativação do sistema imunológico. Aplicado em dose única, ele oferece proteção direta contra o VSR, vírus altamente contagioso transmitido por gotículas respiratórias ou superfícies contaminadas. A eficácia do produto é especialmente relevante para recém-nascidos e crianças de até 24 meses, grupo mais vulnerável a internações e sequelas respiratórias.
Juliana Farias, CEO da Amo Vacinas, reforça a importância da prevenção,
“O VSR é um vírus que pode desencadear infecções severas, com riscos de hospitalização e impactos duradouros na saúde pulmonar das crianças. Oferecer uma proteção robusta desde os primeiros meses de vida é essencial para evitar complicações futuras.”
Atualmente, o SUS oferece o palivizumabe, outro anticorpo monoclonal, porém com necessidade de doses mensais durante a temporada do VSR, um desafio logístico e financeiro para famílias e sistemas de saúde e com um calendário específico de aplicação.
Sobre a VSR
Responsável por 75% dos casos de bronquiolite em menores de 2 anos, o VSR exige medidas preventivas como higiene rigorosa e ventilação de ambientes. Para outros grupos, já estão disponíveis no Brasil as vacinas Arexvy (GSK), para idosos acima de 60 anos, e Abrysvo (Pfizer), indicada para gestantes (entre 24ª à 36ª semana) e idosos.