O prefeito Hingo Hammes e o secretário de Cultura, Adenilson Honorato, anunciaram nesta segunda-feira (17) a programação da Folia Imperial 2025. O Carnaval de Petrópolis contará com oito dias de programação, em 14 localidades espalhadas pela cidade. São mais de 60 eventos e uma expectativa de mais de 100 mil pessoas participando de todas as atrações.
O evento com a bateria da verde e rosa, tem data e local definido. Será às 20h, na Praça Visconde de Mauá (praça da Águia), em frente a câmara municipal.
No fim de semana anterior, começa o pré-Carnaval, que acontece entre os dias 21 (sexta-feira) e 23 (domingo), com a feira Deguste e os blocos nos bairros. A Deguste segue ainda ao longo do Carnaval, com programação entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Entre as atrações do evento cervejeiro estão Baile do Zen, Puro Pecado, Larissa Viana, Priscila Gouvêa, Hugo Rocha, Pedro Ribeiro, Samba de Mãos Dadas e Jonatan Francisco.
Também entre os dias 28 e 4, a Praça da Liberdade recebe desde cedo o Agita Folia e durante a tarde tem matinê para as crianças com a Tribo de Gonzaga, que se apresenta à noite com convidados. Entre eles: Trio Dubrá, Breno Moraes e Taruíra, Espanta Freguesia e Pedro Ribeiro, além do Grupo Teatral Andança com o espetáculo A Última História.
Além do Meio da Serra e da Posse, também estão na programação eventos em Nogueira, Correas, Itamarati, Cascatinha, Morin, Provisória, Mosela, Secretário, Cremerie, Pedro do Rio e Centro. Entre os blocos, os tradicionais Vai Quem Quer, Vai Dar M, Guerreiros da 20, General Marciano, Urso, Parada Obrigatória, entre outros.
A novidade nesta edição é o primeiro desfile da GRES Império Petrópolis, que acontece também na sexta de Carnaval (28), com concentração na Praça da Inconfidência, de onde segue pela Rua do Imperador. A programação completa está disponível no site da Prefeitura no link: https://encurtador.com.br/6xftV
O Folia Imperial 2025 tem apoio da Fundação Anita Manituano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – FUNARJ, do governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Câmara Municipal de Vereadores de Petrópolis.