Como era de se esperar, o Prefeito de Cabo Frio, Dr. “Big Brother” Serginho, fez um vídeo tentando dar uma resposta sobre a violência e truculência na Praia do Forte, principal cartão postal do município, por parte dos seus agentes de Postura com ambulantes e turistas. No entanto, a tentativa de justificar as ações dos agentes, que em sua maioria são cabos eleitorais de políticos, sem preparo e treinamento adequado, acabou gerando ainda mais polêmica.
O vídeo, publicado em suas redes sociais, recebeu elogios de seus partidários e membros do governo – o que não é novidade. No entanto, a publicação também foi bombardeada por críticas da população cabofriense. Comentários como “falou, falou e não disse nada”, “não me convenceu” e “você tinha que virar blogueiro ou digital influencer” inundaram a postagem. Diversos ambulantes e trabalhadores relataram episódios de truculência, falta de educação e falta de noção por parte dos agentes, que não apenas usaram de violência física, mas também de abordagens agressivas e desrespeitosas, desde o primeiro dia do mandato do atual prefeito.
Além disso, muitos cobraram a aplicação do tal ordenamento aos empresários e poderosos da cidade que ocupam ruas e calçadas impunemente. A população está cada vez mais consciente de que o ordenamento parece ser mais uma ferramenta de um governo elitista, perseguidor e prepotente, que favorece empresários, ricos e poderosos, além de seus aliados, permitindo que façam o que querem em Cabo Frio sem sofrerem fiscalização ou agressão.
Enquanto isso, os pobres e trabalhadores são submetidos ao rigor da repressão e agressões verbais e físicas, sob a desculpa de um “choque de ordem”. Para os amigos do prefeito, nada acontece, e eles podem continuar a usar os espaços públicos sem serem incomodados. Parece que a população de Cabo Frio não está mais disposta a aceitar essa realidade e está cada vez mais informada, o que tem levado à perda de credibilidade de sites e blogs que defendem o governo e disseminam a falsa narrativa de que tudo está bem na cidade. As máscaras estão caindo, e a verdade está vindo à tona.,