São Pedro da Aldeia recebe melhorias no sistema de esgotamento sanitário


As obras fazem parte do pacote de investimentos da Prolagos que conta com a implantação de mais de 26 km de cinturão coletor de esgoto na Lagoa de Araruama

A Prolagos está realizando uma série de obras visando complementar o sistema de esgotamento sanitário de São Pedro da Aldeia. O Canal do Mossoró, no bairro Nova São Pedro, está sendo blindado com mais de 1,3 km de cinturão coletor de esgoto, somando aos atuais 38 km de rede já existente no entorno da Lagoa de Araruama.

Além do cinturão, a obra conta ainda com a implantação de 13 pontos de coleta em tempo seco, para interceptar a rede de drenagem, mais de 680 metros de linha de recalque para bombear o material e uma estação elevatória. Os sistemas são responsáveis pelo bombeamento e direcionamento do esgoto para a Estação de Tratamento da cidade, localizada no bairro Balneário, que recentemente passou por uma obra de ampliação e modernização, se tornando referência na Região dos Lagos.

Dentro das obras em São Pedro da Aldeia, ainda está prevista a construção de três estações elevatórias, três captações em tempo seco, mais 2 km de rede coletora de esgoto e quase 2 km de linha de recalque na área próxima à Base Área Naval de São Pedro da Aldeia, além de mais 890 metros de rede de bombeamento para melhoria no sistema do bairro São João. No último ano, a concessionária já realizou obras de extensão do cinturão no condomínio Olga Zacarias, no bairro Campo Redondo, próximo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pediátrico, na Rodovia Amaral Peixoto, no bairro Balneário São Pedro, no Vinhateiro, no Baixo Grande e no Porto do Carro, além da Vila do Sol, em Cabo Frio, que está em andamento e também faz parte das estratégias de proteção da Lagoa.

“As intervenções que estão sendo feitas agora, para completar o cinturão da Lagoa de Araruama, é o fator fundamental para a gente blindar a lagoa da questão da poluição orgânica, do esgoto. Em 2000, a Lagoa ficou completamente impactada pela grande carga orgânica que foi lançada dentro dela e o Consórcio e o Comitê de Bacias Lagos São João lutaram durante 20 anos para poder recuperá-la. Esses cinturões, essas obras, é tudo que a gente precisa para salvar a lagoa, de impedir o retorno do impacto que ela sofreu”, comentou a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad.

Todo esse sistema é responsável por blindar a Lagoa de Araruama, principal corpo hídrico da Região dos Lagos e cartão-postal do município aldeense. As melhorias integram uma série de obras em água e esgoto que a concessionária está fazendo não só em São Pedro da Aldeia como também em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Iguaba Grande. O objetivo é trazer mais saúde para a população e promover ainda mais proteção para o meio ambiente.



ASCOM Prolagos