Programa seleciona candidatos para quase 262 mil vagas em universidades públicas do Brasil. Neste ano, MEC divulgou resultado em tabelas de Excel e não fornecia as posições dos alunos na lista de espera. Sisu 2025: resultados são divulgados com atraso e em planilha Excel
Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foram divulgados nesta segunda-feira (27) com atraso de um dia em relação ao previsto no edital.
Dos 1.310.781 candidatos inscritos, cerca de 255 mil foram selecionados na 1ª chamada. Para consultar as listas de aprovados, é preciso entrar no site do programa (https://acessounico.mec.gov.br/sisu).
Além do descumprimento do cronograma do Ministério da Educação (MEC), houve ao menos mais dois problemas na divulgação do resultado:
As listas de aprovados foram apresentadas em planilhas de Excel, que precisam ser baixadas pelos candidatos.
O sistema não mostrava as posições dos alunos nas listas de espera. Sem essa informações, eles não podiam escolher em qual dos dois cursos querem se inscrever para a “repescagem”. Entenda aqui.
O que diz o Ministério da Educação?
MEC divulga resultado do Sisu em tabelas de Excel
Procurado pelo g1, o Ministério da Educação não se pronunciou sobre os motivos do atraso, a utilização das planilhas em Excel e também não deu detalhou se há previsão de ajuste na forma como as classificações foram apresentadas.
No ano passado, a edição de 2024 também foi marcada por falhas, como a divulgação de uma lista errada com os nomes dos convocados na 1ª chamada. Alunos chegaram a comemorar a aprovação nas redes sociais, quando descobriram que, na verdade, estavam fora da relação de classificados.
O que é e para que serve o Sisu?
O Sisu é o sistema do MEC pelo qual universidades públicas selecionam estudantes para vagas em cursos de ensino superior.
O sistema faz a seleção usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 para ranquear os estudantes conforme as vagas escolhidas.
Lista de alunos foi divulgada em uma planilha
Reprodução
Abaixo, veja o que fazer caso você:
➡️seja aprovado: Efetue a matrícula ou registro acadêmico na instituição de ensino de 27 a 31 de janeiro de 2025.
➡️não seja aprovado: No site do Sisu, manifeste interesse em participar da lista de espera até 31 de janeiro. Os resultados serão divulgados por cada faculdade.
Consulta de vagas no SiSU 2025
Júlia Reis/g1
Sisu 2025 não mostra classificação dos candidatos nas listas de espera
Após memes no domingo, alunos reclamam de atraso no Sisu e resultado em planilhas
🗓️ Datas do Sisu
Assim como em 2024, o Sisu terá apenas uma edição neste ano. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2025 acontece nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.
Portanto, para todos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas pelo programa neste ano, o cronograma será o seguinte:
Resultados da 1ª chamada: 27 de janeiro de 2025 (estava previsto inicialmente para 26 de janeiro).
Matrículas: 27 a 31 de janeiro de 2025.
Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 26 e 31 de janeiro de 2025.
Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade
➡️ Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2024 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.
➡️ Posso escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.
📌 Total de vagas do Sisu
Neste ano, o Sisu contará com 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país. Rondônia, na região Norte, é o único estado que não ofertará vagas para suas universidades por meio do Sisu.
As regiões terão:
Nordeste: 119.130 vagas
Sudeste: 82.737 vagas
Sul: 29.225 vagas
Centro-Oeste: 20.405 vagas
Norte: 10.282 vagas
Entre os estados, aqueles com maior quantidade de vagas são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889), Paraíba (21.268) e Pernambuco (16.523).
As universidades com maiores ofertas de vagas são as federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF), com 9.050 e 8.683, respectivamente.
E, entre os institutos federais (IFs), o do Ceará (IFCE) é o que tem mais vagas (6.022), seguido pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com 5.675, e pelo Instituto Federal da Paraíba, com 2.850.
Vídeos
G1 Educação