Preços do gás europeu voláteis após Trump suspender moratória sobre novas licenças de exportação Por Investing.com



Investing.com — Os preços do na Europa experimentaram flutuações após o presidente dos EUA, Donald Trump, suspender uma pausa nas novas licenças de exportação, reduzindo a incerteza em relação ao fornecimento global a longo prazo.

Os futuros do mês seguinte holandês, que servem como referência para o gás na Europa, registraram um leve aumento de 0,3% para 48,00€ por megawatt-hora às 8h32 em Amsterdã. Isso seguiu um ganho de mais de 2% na sessão anterior, indicando uma oscilação nos futuros de referência.

O presidente dos EUA revogou uma restrição implementada por seu antecessor, abrindo caminho para novas solicitações de licenças para exportar gás natural liquefeito dos EUA. Trump também reiterou seu apelo para que a União Europeia compre mais petróleo e gás americanos para evitar tarifas. Os EUA já são o maior fornecedor de GNL para a Europa.

De acordo com um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia na terça-feira, as importações de GNL da Europa poderiam ver um aumento de mais de 15% em 2025, após uma diminuição no ano passado. No entanto, o equilíbrio do mercado global de gás continua delicado.

Desde a crise energética há três anos, a Europa tem sido bem-sucedida na diversificação de suas fontes de fornecimento. Apesar disso, a atual temporada de aquecimento destacou sua vulnerabilidade.

O clima frio, após dois invernos relativamente amenos, resultou em um esgotamento mais rápido do que o usual dos estoques de gás. Como resultado, os preços do gás na Europa permanecem elevados, prolongando o período de desconforto para os consumidores.

Essa notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informação, veja nossos Termos de Uso.



BR Investing