Inconformado com as vulnerabilidades às quais muitas pessoas são submetidas por estarem sem um teto, um homem resolveu agir de forma eficiente. Ele cria pequenas casas móveis acopladas a bicicletas para que moradores em situação de rua escapem do frio e das adversidades.
Ryan Donais é de Toronto, no Canadá, e começou a construir as pequenas casas modulares este ano, também a partir da contribuição coletiva via vaquinha virtual.
Segundo Ryan, não suportava a ideia de estar bem e ver na rua tantos moradores em situação de vulnerabilidade. “Já faz muitos anos que há pessoas do lado de fora, e isso não está mudando. Eu não consigo imaginar ficar do lado de fora por anos, sabe?”
Mãos à obra
Ryan já construiu três casas a um custo de cerca de US$ 10.000 cada (cerca de R$ 65 mil). Ele disse ter se inspirado no carpinteiro Khaleel Seivwright, que construiu abrigos de madeira durante a pandemia da Covid-19.
As casas têm eletricidade, aquecimento, água corrente e uma cama, além de recursos de segurança, como detectores de fumaça e monóxido de carbono, e um extintor de incêndio.
Ryan projeta as unidades com os regulamentos de e-bike de Ontário, província do Canadá, para que possam viajar legalmente nas ciclovias da cidade, caso precisem ser movidas.
Leia mais notícia boa
- Jovem órfã em situação de rua é aprovada em 1º lugar no vestibular
- Vai ter ceia gourmet para moradores em situação de rua neste Natal; chef internacional
- Moradores resgatam cachorrinho preso em bueiro de rua em PE; vídeo
Plano Habitacional
Desde que construiu sua primeira pequena casa este ano, Ryan registrou sua própria organização sem fins lucrativos, a Tiny Tiny Homes, para ajudar a criar mais residências.
As casas não são feitas para serem permanentes, mas para a proteção das pessoas em situação de rua.
“É terrível que estejamos deixando as pessoas dormirem ao relento. Moradia é a resposta”, afirmou Ryan à CBC News.
Terra Sawlers pertencia a um grande número de moradores em situação de rua, sobretudo o frio, ganhou uma casa móvel para levar para onde quiser. Foto: Saeed Dehghani/CBC
So Notícia Boa