Teve início neste final de semana a edição de 2025 do Campeonato Baiano. Com dois clubes da Série A e reforços de peso como Willian José (Bahia) e Wellington Rato (Vitória), o torneio promete agitar o estado.
O Bahia, um dos favoritos, já anunciou a contratação de oito reforços para o ano: o zagueiro Santiano Mingo, o lateral Zé Guilherme, os meio-campistas Rodrigo Nestor, Michel Araújo, David Martins e Erick, além dos atacantes Pulga e Willian José.
Já o Vitória, também favorito e atual campeão, contratou o goleiro Gabriel, o zagueiro Zé Marcos, os laterais Claudinho e Hugo, os volantes Ronald, Thiaguinho e Val, além dos atacantes Fabricio Santos, Wellington Rato e Bruno Xavier.
Assim, com reforços confirmados, jornalistas do estado opinaram sobre a disputa do Campeonato Estadual. Veja abaixo.
Thiago Tolentino – repórter do Bahia Notícias
“Na minha opinião, quem vence é o Bahia. Acredito que um título no início da temporada para a equipe – mesmo que estadual – seja fundamental para um decorrer de temporada com menos pressão da torcida. Levo em consideração também o nível do elenco que está sendo montado, considero desta vez ter peças capazes para mudar o rumo das partidas. Caso a final seja contra o Vitória, acho que eles possuem todos os incentivos possíveis para virem ainda mais mordidos pela revanche da final do ano anterior”.
Lincoln Oriaj – repórter do “A Tarde”
“Eu considero o Vitória levemente favorito pelo que apresentou no Baianão 2024. A equipe mostrou que sabe jogar clássico e deu uma importância maior para o estadual que o rival, Bahia. Em 2025, o nível dos elencos da dupla Ba-Vi subiu, e o equilíbrio deve prevalecer, mas o Vitória não vai vender fácil o bicampeonato seguido”.
Douglas Santana – jornalista do site “BNews”
“Eu aponto o Bahia como favorito para o título do Baianão 2025. Vejo o Esquadrão de Aço com trabalho mais consolidado perante os seus adversários, tendo um elenco mais técnico, que vem sendo reforçado com as chegadas de Erick Pulga, Nestor, Michael Araújo e Erick. Mesmo com críticas na reta final do Brasileirão, o trabalho do técnico Rogério Ceni vem sendo bem desenvolvido, com um estilo de jogo capaz de levar o tricolor baiano a grandes conquistas neste ano.
Mesmo tendo perdido o título estadual para seu maior rival, no ano passado, o time do Bahia apresenta plenas condições de retomar a hegemonia do futebol baiano na temporada 2025″.
Portal IG