Balanço da Defesa Civil de Campos registra 50 pontos de alagamento em 30 bairros com as últimas chuvas



Monitoramento e atuação do órgão em áreas afetadas continuam na cidade. Não há família desabrigada ou desalojada, segundo o último boletim da Defesa Civil. Chuva em Campos provoca enchentes e jovens se arriscam mergulhando na área alagada
A Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, registrou 50 pontos de alagamento em 30 bairros da cidade, segundo o último balanço divulgado na tarde desta quinta-feira (9).
Os acumulados pluviométricos chegaram a 98,8 milímetros no distrito de Serrinha e 83,6 milímetros em Dores do Macabu. Não há família desabrigada ou desalojada, segundo o último boletim do órgão.
O muro de uma casa foi levado pela força da água no distrito de Travessão. Segundo o órgão, durante a tarde, os mais críticos eram o distrito de Travessão, a localidade de Serrinha e o bairro do Novo Jockey.
O banheiro de uma casa no Parque São Caetano desabou também na tarde desta quinta.
Pecuária, Codin, Pelinca, Aeroporto e outros bairros também sofreram com alagamentos. Ao todo, foram cerca de 71 ocorrências registradas em função das chuvas.
À tarde, o centro da cidade foi afetado, registrando até 60 milímetros de chuva em uma hora. O volume causou transtornos em diversas vias.
Em quatro horas, foram 100 milímetros de chuva, três vezes mais do que era esperado pela Defesa Civil.
De acordo com o órgão, equipes continuam em campo, atendendo as áreas mais atingidas, como duas famílias que precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, mas já retornaram para suas casas.
A Defesa Civil ainda monitora o Rio Paraíba do Sul. Às 18h15 desta quinta, o nível do rio estava em 7,81m, abaixo da cota de transbordo, de 10,40m, mas ainda assim em cota de vigilância.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Almir Pascuotto, como o rio ainda está abaixo da cota de transbordo, isso traz mais tranquilidade neste momento porque auxilia a escoar a água.
Desde o fim de semana, equipes da Prefeitura atuam em localidades afetadas, como Serrinha, Conceição do Imbé e Santo Eduardo, realizando desobstrução de estradas e atendendo a famílias atingidas, com destaque para a entrega de água e apoio a 50 famílias em Serrinha e 35 em Conceição do Imbé.
No bairro de Ururaí, uma família foi removida de área de risco. A Defesa Civil permanece monitorando a situação e orientando a população sobre os riscos de novas chuvas. A previsão é que os próximos dias também sejam de chuva.



G1 Norte Fluminense