Aperibé, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana registram inundações. Águas dos rios do Espírito Santo e Minas Gerais ainda estão para chegar nos rios Pomba, Pirapetinga e Carangola, que cortam o Noroeste do RJ. Diversas cidades do Noroeste do Estado do Rio sofrem com chuvas e enchente
Moradores de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana e Porciúncula, no Noroeste Fluminense, enfrentam problemas com as cheias dos rios por causa das fortes chuvas dos últimos dias.
Rios que cortam as três cidades já transbordaram e, na tarde desta quinta-feira (9), ainda tinha previsão da chegada de mais água das nascentes de cada um deles.
Chuva causou o transbordamento dos rios no Noroeste do RJ
Reprodução Inter TV RJ
Porciúncula
De acordo com a Defesa Civil Municipal de Porciúncula, na medição das 14h desta quinta (9), o nível do rio Carangola estava em 5,68m, sendo o nível de transbordo em 5,20m. Às 12h, a cota do rio atingiu 5,75m.
“Em contato com a Defesa Civil de Carangola e Divino, fomos informados que a chuva deu uma trégua e a água que está chegando aqui é resultado do escoamento das fortes chuvas de ontem”, disse o secretário de Defesa Civil, Edimaldo Ferreira.
Com a possibilidade de mais chuvas nos próximos dias, a equipe de Defesa Civil está posicionada nos principais locais de alagamento imediato – Ilha, Operário, Centro (beco do hospital) e Santinha – para ajudar os moradores em caso de necessidade.
Aperibé
O nível do rio Pomba em Aperibé está subindo bastante. Subiu 40cm em 12 horas. A cota de transbordo é 3,60m e às 8h registrava 2,10m, ou seja, ainda abaixo, mas há previsão de chegada de águas da cabeceira.
“Choveu uma média de 54 milímetros em 12h. Estamos num período de anormalidade de chuvas. Então, é necessária a atenção redobrada”, disse ao g1 a secretária de Defesa Civil Municipal, Daniela Daibes.
Bom Jesus do Itabapoana
O rio Itabapoana transbordou nesta quarta-feira (8) e segue na mesma condição. Uma rua no bairro Pimentel Marques está alagada.
Por causa das fortes chuvas dos últimos dias 20 famílias foram afetadas no distrito de Pirapetinga e uma no distrito de Barra do Pirapetinga, localidades que mais sofreram com as inundações e temporais.
“Teve muita chuva no Espírito Santo, em Guaçui e Câmara, o que interfere em Bom Jesus do Itabapoana. Estas águas chegam parao nosso rio Itabapoana. Aqui na sede em Bom Jesus não chove há dias, tem chovido pouquíssimo. O problema é a situação do ES. O Itabapoana transbordou ontem [8] e não saiu mais da cota de transbordo, mesmo sem chover na sede”, informou o coordenador da Defesa Civil Municipal, sargento BM Roberto Júnior.
Natividade
O nível do rio Carangola está subindo. Às 10h média 4,30m e às 14h já tinha aumentado 30cm chegando a 4,60m.
Com mais 20cm, o rio sai do estágio de atenção e entra no de alerta, que se inicia em 4,80m. O transbordo ocorre em 5,20m.
De acordo com o secretário de Defesa Civil Municipal, Ademilson Miranda, a cabeceira é em Carangola, Minas Gerais, e na região o nível está diminuindo. Então, a tendência é o município ainda receber estas águas e também as chegam de Porciúncula, cidade vizinha.
G1 Região Serrana