Depois de as jogadoras da seleção do Rio de Janeiro vencerem o time de Minas Gerais por 2 a 1 no estádio do Pacaembu, em São Paulo, sob forte chuva, a final masculina da Taça das Favelas Brasil foi suspensa.
Os times masculinos que se enfrentariam na final eram as seleções de São Paulo e do Espírito Santo e ambos foram declarados campeões. O evento é organizado pela Cufa (Central Única das Favelas).
Segundo a Concessionária Allegra Pacaembu, responsável pelo estádio, “uma tubulação de águas pluviais que recebe contribuição dos bairros vizinhos, localizada na alameda Leste do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, se rompeu devido à pressão das águas. Será conduzida uma apuração para determinar as causas desse refluxo. Destacamos ainda que a alameda Leste é uma área que o público do Estádio não acessa, porém espaços de apoio à operação ficaram prejudicados”.
O estádio, em obras há mais de três anos, recebe alguns eventos desde setembro —a reinauguração do gramado havia sido justamente com a final da Taça das Favelas São Paulo.
Neste sábado, a água da chuva não foi escoada com velocidade suficiente e o gramado da arena, que é sintético, ficou cheio de lama.
Já havia chovido em São Paulo na sexta-feira (20), com tempestades e fortes rajadas de vento. No sábado, a chuva foi intensa novamente, com falta de luz e alagamentos em algumas localidades. A zona leste foi a área mais atingida da cidade.
As rajadas de vento ultrapassaram os 80km/h e derrubaram árvores e galhos, inclusive sobre a rede elétrica, segundo a Enel.
Folha de S.Paulo