Cardeal Orani Tempesta celebra 50 anos de ordenação presbiteral em Missa Solene


Cardeal Orani Tempesta celebra 50 anos de ordenação presbiteral

A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrou, neste sábado (14), os 50 anos de ordenação presbiteral do Cardeal Dom Orani João Tempesta. Uma Santa Missa em ação de graças pelo Jubileu de Ouro foi realizada na Catedral Metropolitana de São Sebastião, às 8h, seguida de homenagens ao arcebispo, um incansável peregrino pelas ruas da cidade.

A data oficial da comemoração, 7 de dezembro, foi adiada devido a compromissos de Dom Orani em Roma, onde participou do Consistório para a criação de novos cardeais pelo Papa.

Na presença de inúmeras autoridades, Bispos, Padres e Diáconos, além dos fiéis católicos e das ordens e irmandades religiosas da cidade e de fora, o Cardeal foi abraçado pelo povo do Rio numa cerimônia absolutamente lotada.

Trajetória de Dom Orani

Dom Orani ingressou na Ordem Cisterciense aos 18 anos e foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1974. Desde 2009, lidera a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, consolidando-se como uma importante figura religiosa e social em todo o país, com trânsito em todos os setores, e grande apreço da população e do empresariado.

Entre seus feitos, destacam-se a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013 – um retumbante sucesso – e sua atuação em comissões do Vaticano. Dom Orani também é Grão-Chanceler da PUC-Rio e Grão Prior da milenar Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

Presenças ilustres

A cantora Fafá de Belém, do Pará, estado onde Dom Orani também já foi Arcebispo, cantou na missa. Recentemente, sua gestão auxiliou na recuperação de bens tombados desaparecidos da Catedral de Belém e que apareceram num antiquário em Copacabana. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve presente na celebração e fez um bonito discurso em homenagem ao Cardeal. A grande falta sentida foi do governador Cláudio Castro, que fez fama como cantor católico, e se apresentou recentemente na homenagem ao Cardeal para convidados no Theatro Municipal.

Com as informações Diário do Rio



Meio Ambiente Rio