Primeiro módulo do projeto terá 36 quilômetros, ligando Três Rios e Sapucaia (RJ), e Chiador, na Zona da Mata mineira. Próximo passo é a liberação da operação pela ANTT. Trem turístico Rio-Minas passará por Sapucaia, Chiador e Três Rio
Ong Amigos do Trem
Mais um passo foi dado no projeto Trem Rio-Minas, que vai criar o transporte de passageiros entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, com assinatura do contrato operacional da linha férrea.
O documento permite a circulação do trem turístico nos 36 quilômetros de extensão do primeiro módulo, entre Três Rios e Sapucaia , no Rio de Janeiro, além do município mineiro de Chiador.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
O Contrato Operacional Específico (COE) foi assinado na quarta-feira (11), em Brasília, na sede do Ministério dos Transportes.
Participaram da cerimônia o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro; a presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, Cyntia do Nascimento; prefeitos; representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e de entidades privadas.
Obras de trem turístico ‘Rio-Minas’ que irá passar por 6 cidades da Zona da Mata são iniciadas
Obras de trem turístico ‘Rio-Minas’ têm primeira etapa concluída; veja o que falta para início das operações
“O segundo passo é nós entrarmos com o pedido na ANTT de operador ferroviário. Eles têm até 30 dias para liberar. A partir disso, a nossa composição vai para Três Rios. Aí a gente vai conseguir ter uma data [do início das operações]”, explicou Cyntia do Nascimento, presidente da Oscip Amigos do Trem.
Segundo o Ministério dos Transportes, o pedido já se encontra com a ANTT.
Assinatura do contrato operacional do trem turístico ‘Rio-Minas’
Marcio Ferreira/MT
O empreendimento conta com investimento de R$ 36 milhões da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que também fará o plano de recuperação da linha férrea e o transporte de ativos da Oscip Amigos do Trem, que ficam em Recreio (RJ).
A organização não tem vínculos com o Poder Público e tem uma vaquinha na internet para angariar fundos para a manutenção e revitalização dos equipamentos, inclusive os destinados ao projeto Trem Rio-Minas.
Trem turístico ‘Rio-Minas’
O projeto para implantação do trem turístico Rio-Minas foi iniciado em 2016, idealizado por Paulo Henrique do Nascimento, que morreu aos 45 anos em 2018 devido a um câncer.
O itinerário original do projeto abrange uma extensão total de 168km, englobando cidades como Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Redonda, Além Paraíba, Sapucaia, Chiador e Três Rios.
A estimativa é de que a linha tenha 15 carros de passageiros. Em cada um desses trens, serão 9 composições, com a capacidade de transportar até 837 pessoas por viagem.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
G1 Sul e Costa Verde
Trem turístico Rio-Minas: assinado em Brasília contrato operacional da linha férrea
Resfriado, Papa Francisco celebrará o Angelus de casa neste domingo
dezembro 21, 2024
Tombamento de carreta deixa ferido na Via Dutra, em Barra Mansa
dezembro 21, 2024
Alemanha homenageia vítimas de tragédia em feira natalina
dezembro 21, 2024
Albânia proíbe TikTok por um ano após morte de adolescente | Tecnologia
dezembro 21, 2024