Medalhista olímpica denuncia abuso de ex-parceira – 09/12/2024 – Esporte


A campeã europeia e medalhista olímpica de salto triplo, Ana Peleteiro, denunciou nesta segunda-feira (9) na rede social TikTok vários episódios de abusos e maus-tratos psicológicos por parte de uma antiga parceira.

“Eu acordava à noite tendo relações sexuais sem consentimento. E, mesmo assim, fiquei. Mudou absolutamente tudo em mim, desde a vestimenta ao cabelo, a forma de agir com minha família, me distanciei de muita gente, e, mesmo assim, fiquei”, afirma Peleteiro em sua conta na plataforma digital chinesa.

“Espero que isto ajude outras meninas a não ficarem, pelo menos não tantas vezes”, continua a atleta galega.

O vídeo está vinculado à série de publicações “E, mesmo assim, fiquei”, na qual várias mulheres contam situações pessoais sobre abusos que suportaram ao longo de suas vidas com seus parceiros.

“Ela disse que não falava publicamente sobre nossa relação para nos proteger, porque quem não sabe, não estraga. E, mesmo assim, fiquei”, explica a esportista, mãe e ‘influencer’.

Com semblante sério e fazendo pausas para respirar, Peleteiro descreve abusos e ameaças: “Discutia comigo e me ameaçava me deixar toda vez que eu postava ‘stories’ com ela sobre coisas do dia a dia. E, mesmo assim, fiquei”.

“Tinha novas amigas todo mês e inventava histórias de que eram amigas de muitos anos e era mentira. Eram como amantes. Naquele momento, obviamente eu não sabia. Agora sei. E, mesmo assim, fiquei, porque acreditava”, acrescenta a atleta, bronze em Tóquio em 2021 e que ficou a oito centímetros de outra medalha em Paris, no último verão.

A atleta também detalha os ciúmes da ex-parceria: “Ela colocou um vidro temperado, que não permitia que você visse o telefone, a menos que estivesse de frente para ele, porque dizia que eu não parava de olhar o telefone toda vez que ela escrevia. E, mesmo assim, fiquei”.

“Toda vez que suspeitava que ela estava falando com outra pessoa, com outra garota, ou estava prestes a descobrir uma infidelidade, ela dizia que eu estava completamente louca, que eram invenções da minha cabeça. E que eu ia acabar rompendo nossa relação por tanta desconfiança. E, mesmo assim, fiquei”, ressalta sem, em nenhum momento, dar o nome de sua ex-parceira.

O depoimento foi destinado a pessoas que já passaram por situação semelhante: “Se vocês se identificam com algum desses sinais, por favor, saiam correndo. Nunca serão felizes e estão lhes fazendo muito mal. Tentem ir à terapia, porque sair de uma relação com um narcisista é muito complicado. Com ajuda e com pessoas ao redor que te amam, você pode sair e começar do zero, e viver um amor real, bom e bonito”.

Após publicar o vídeo, Peleteiro, que atualmente vive com seu treinador, o francês Benjamin Compaoré, antigo especialista do salto triplo e pai da filha que a atleta teve no final de 2022, recebeu muitas demonstrações de apoio de seus seguidores.



Folha de S.Paulo